ASSINE

Espírito Santo recebe alerta vermelho para chuva em 37 cidades; veja os locais

Municípios das regiões da Grande Vitória, Serrana, Sul e Caparaó podem observar temporais de até 100 mm entre esta sexta-feira (7) e o fim da manhã de sábado (8). Demais áreas também estão em alerta, mas em menor severidade

Tempo de leitura: 2min
Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 07/01/2022 às 12h29
Chuva em Vitória. Tempo encoberto e fechado com muitas nuvens.
É esperada muita chuva no Espírito Santo, especialmente para as regiões centrais e mais ao Sul do ES. Crédito: Vitor Jubini

A previsão para o fim de semana no Espírito Santo já é de chuva, e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, ela pode vir em grande volume, especialmente na região Centro-Sul capixaba, que recebeu um alerta vermelho para o fenômeno, que pode ocorrer entre a manhã desta sexta-feira (7) até as 10h da manhã deste sábado (8).

O Inmet chama a atenção para a possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou acima dos 100 mm em apenas um dia. Desta forma, são grandes os riscos de alagamentos e transbordamentos de rios e também quedas de encostas em cidades com tais áreas de risco. A orientação do Instituto é desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia, caso observe a ocorrência de raios, além de observar movimentações e sons atípicos (estalos) em encostas e estrutura das casas.

Chuva
A meteorologia do Inmet divulgou um aviso para chuvas intensas para a região em vermelho do ES. Crédito: Reprodução/Inmet

O alerta vermelho se estende também por parte dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo que no Espírito santo ele abrange 37 municípios, são eles:

  1. Afonso Cláudio
  2. Alegre
  3. Alfredo Chaves
  4. Anchieta
  5. Apiacá
  6. Atílio Vivacqua
  7. Bom Jesus do Norte
  8. Brejetuba
  9. Cachoeiro de Itapemirim
  10. Castelo
  11. Conceição do Castelo
  12. Divino de São Lourenço
  13. Domingos Martins
  14. Dores do Rio Preto
  15. Guaçuí
  16. Guarapari
  17. Ibatiba
  18. Ibitirama
  19. Iconha
  20. Irupi
  21. Itapemirim
  22. Iúna
  23. Jerônimo Monteiro
  24. Marataízes
  25. Marechal Floriano
  26. Mimoso do Sul
  27. Muniz Freire 
  28. Muqui
  29. Piúma
  30. Presidente Kennedy
  31. Rio Novo do Sul
  32. Santa Maria de Jetibá
  33. São José do Calçado
  34. Vargem Alta
  35. Venda Nova do Imigrante
  36. Viana
  37. Vila Velha

MAIS ALERTA

As demais regiões e cidades capixabas também estão alertadas para chuvas, mas, de acordo com a meteorologia do Inmet, nestas áreas a precipitação deve ocorrer em menor quantidade e volume, configurando assim, um alerta laranja, este menor grau de severidade em relação ao vermelho. O aviso tem validade similar ao que recai para a região Centro-Sul do ES. Os aguaceiros podem ocorrer entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com possibilidade de ventos intensos entre 60-100 km/h.

A região Sul da Bahia e o também a parte Norte/Nordeste de Minas Gerais, muito afetadas pelas chuvas nas últimas semanas também estão contidas no aviso climático. Este ainda avança para a faixa central do Brasil, cobrindo parte de Estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e também Norte.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.