> >
Vídeo: acessos para ciclovia na Terceira Ponte em Vitória são definidos

Vídeo: acessos para ciclovia na Terceira Ponte em Vitória são definidos

Ciclovia da Vida será conectada à existente na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. Com base na planta fornecida pelo governo do ES, A Gazeta preparou um vídeo para explicar como serão esses acessos

Publicado em 23 de junho de 2022 às 10:42

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

O governo do Estado definiu como devem ser os acessos à Ciclovia da Vida no lado de Vitória. A planta do projeto obtida por A Gazeta mostra que as faixas destinadas aos ciclistas serão conectadas às da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. (Confira no vídeo acima)

Na planta é possível ver que a faixa da ciclovia sentido Vila Velha a Vitória (traçado pontilhado no desenho) descerá na Rua Tenente Mário Francisco Brito, onde está o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. O ciclista fará a curva e passará por baixo da Terceira Ponte para acessar a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

Já o ciclista que vai de Vitória a Vila Velha sai da ciclovia localizada na Avenida Capitão João Brandão, próximo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), sobe até o nível da Terceira Ponte e segue no sentido da cidade canela-verde.

Os dois sentidos da ciclovia se conectam na Avenida Capitão João Brandão, passam pela faixa de pedestres em direção à calçada do TRT. A partir daí, atravessam Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, onde se conectam com a ciclovia existente.

Em função da instalação da ciclovia, o projeto prevê o alargamento das calçadas da Rua Tenente Mário Francisco Brito e da Avenida Capitão João Brandão. 

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) ressaltou que, como a planta está em fase de aprovação, ainda pode sofrer alguns ajustes. A pasta já enviou a documentação para a Prefeitura de Vitória.

O executivo Municipal, por sua vez, já recebeu a proposta e informou que trabalha com o governo do Estado no projeto apresentado.

“A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) informa que recebeu da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) uma proposta para o acesso à ciclovia e que as equipes técnicas da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado estão trabalhando nessa proposta”, destacou.

Começam obras da construção do Mirante da Ciclovia da Vida
Começam obras da construção do Mirante da Ciclovia da Vida. (Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi))

MIRANTES

Nesta semana, como noticiado por A Gazeta, o mirante da Ciclovia da Vida começou a ser construído. É uma fase importante da obra, visto que está localizado no vão central da Terceira Ponte. Com um investimento de R$ 127 milhões, a  promessa do Estado é finalizar as intervenções até maio de 2023.

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), as vigas começaram a ser fixadas na semana passada. A maior delas tem 11 metros de comprimento.

O mirante no vão central terá a largura de seis metros, o dobro da largura da ciclovia, e será instalado nos dois sentidos da via. A expectativa do Estado é oferecer um atrativo turístico a quem faz a travessia no local de bicicleta.

O LADO DE VILA VELHA

Em maio, a reportagem mostrou que, no lado canela-verde, o acesso à Ciclovia da Vida será por baixo da Terceira Ponte e as pistas destinadas exclusivamente aos ciclistas serão conectadas diretamente à ciclovia da Avenida Champagnat, que chega até a orla da Praia da Costa, sem a necessidade de intervenções adicionais nas ruas.

Arte: Felipe Damasceno

Projeto mostra como vai ficar a Ciclovia da Vida, de Vitória a Vila Velha(Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi))

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais