> >
Uma semana de greve: 'montanha' de lixo chama a atenção no calçadão de Camburi

Uma semana de greve: "montanha" de lixo chama a atenção no calçadão de Camburi

Apesar de não atrapalhar a passagem de pedestres e ciclistas, a cena se destaca pela quantidade de lixo descartado na Praia de Camburi

Publicado em 30 de novembro de 2020 às 08:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sacos de lixo acumulados na Praia de Camburi, em Vitória
Sacos de lixo acumulados na Praia de Camburi, em Vitória. (Kaique Dias)

A greve dos motoristas dos caminhões de limpeza urbana não acabou e vários pontos seguem com acúmulo de lixo na Grande Vitória. Segundo representantes do sindicato dos rodoviários, não houve acordo ou novidades no fim de semana e a paralisação continua. Na manhã desta segunda-feira (30), a reportagem da TV Gazeta flagrou uma montanha de sacos com restos de coco-verde na Praia de Camburi, na altura do bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Apesar de não atrapalhar a passagem de pedestres e ciclistas, a cena chama a atenção pela quantidade de lixo descartado. São dezenas de sacos de lixo acumulados, formando uma barreira entre a calçada e a ciclovia da pista de passagem dos carros.

Na última semana, mesmo em greve, alguns caminhões passaram pelo local e fizeram a limpeza no trecho. No entanto, nesta segunda (30), o cenário voltou a ser de muito lixo acumulado. De acordo com a reportagem da TV Gazeta, são vários os pontos ao longo da orla com lixo a ser recolhido.

Sacos de lixo acumulados na Praia de Camburi, em Vitória
Sacos de lixo acumulados na Praia de Camburi, em Vitória. (Kaique Dias)

O QUE DIZ A PREFEITURA DE VITÓRIA

A Prefeitura de Vitória, que está fazendo o recolhimento com equipamentos próprios, informou à reportagem da TV Gazeta que está priorizando a coleta de lixo úmido e de lixo hospitalar, e que o lixo acumulado na orla da praia de Camburi é de coco-verde, um material seco, mas que será recolhido agora pela manhã. Informou ainda que um grupo de manifestantes está na porta da empresa que faz a coleta de lixo, impedindo a saída dos caminhões que fazem a limpeza na cidade.

A GREVE

A paralisação dos motoristas dos caminhões que fazem a limpeza urbana na Grande Vitória completa uma semana nesta segunda-feira (30). A categoria reivindica reajuste de salário. A paralisação, que começou no dia 12 de novembro e chegou a ser suspensa, foi retomada na última segunda-feira (23).

Para reduzir a quantidade de lixo gerada e os transtornos decorrentes da falta de coleta, as prefeituras da Grande Vitória têm usado equipamentos próprios para fazer o recolhimento. O que não tem sido suficiente em vários bairros onde o acúmulo de lixo está sendo inevitável.

Lixo acumulado na unidade de Transbordo em Resistência após greve dos motoristas de caminhão de limpeza(Vitor Jubini)

Com informações de Kaique Dias, da TV Gazeta

Errata Atualização
30 de novembro de 2020 às 14:48

Foi inserida na reportagem uma galeria de imagens feita pelo fotografo Vitor Jubini, de A Gazeta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais