> >
Sisu 2024: veja as notas do Enem para passar na Ufes e no Ifes

Sisu 2024: veja as notas do Enem para passar na Ufes e no Ifes

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada para as universidades públicas do país, começam na próxima segunda-feira (22)

Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 15:22

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Goiabeiras
Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. (Vitor Jubini)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada para as universidades públicas do país, começam na próxima segunda-feira (22). Neste ano, serão disponibilizadas, ao todo, 264,2 mil vagas, sendo quase 7 mil no Espírito Santo.

Observar a nota de corte dos cursos no processo seletivo do ano anterior pode ajudar a entender quantos pontos serão necessários para conseguir uma vaga em 2024. E, a pedido de A Gazeta, a Gama Pré-Vestibular realizou um levantamento dos dados do Sisu 2023, referentes à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Confira:

Em 2023, as maiores notas de corte foram para os cursos de Medicina (804,69), Engenharia da Computação (800,12) e Ciência da Computação (793,88) da Ufes, enquanto as menores médias foram para Matemática Industrial (479,25), na Ufes em São Mateus, e Química (488,9), no campus do Ifes em Aracruz. Dois cursos do Ifes — Engenharia de Aquicultura e Ciência e Tecnologia de Alimentos — não chegaram a ter nota de corte, uma vez que o número de interessados foi menor do que a oferta de vagas.

A inscrição no Sisu, que vai de 22 a 25 de janeiro, é gratuita e todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem realizá-la, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

É preciso que o candidato tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, e que não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).

Neste ano, serão disponibilizadas 5.026 chances na Ufes e 1.907 no Ifes, distribuídas nos diferentes campi, segundo dados preliminares do Ministério da Educação (MEC).

Ferramenta permite simular chance de aprovação

Uma ferramenta idealizada pela Gama Pré-vestibulares permite que os candidatos que fizeram o Enem simulem, a partir das notas, quais as chances de aprovação em cada instituição de ensino superior. Veja aqui como usar o Simulador Sisu.

No sistema, os estudantes devem informar as notas em Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e redação e escolher filtros de busca, como o curso que desejam estudar, local ou instituição.

A partir daí, será possível verificar, com base nas notas de corte de anos anteriores, quais as chances de aprovação em cada instituição: alta, média, ou baixa, considerando a nota de corte média das instituições nos processos seletivos anteriores.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais