> >
Sesc anuncia evento em Domingos Martins e secretário rebate: 'Espantoso'

Sesc anuncia evento em Domingos Martins e secretário rebate: "Espantoso"

Festividade junina foi anunciada na página do Facebook do Sesc no dia 17 de junho; secretário Álvaro Duboc criticou ação em meio à pandemia

Publicado em 19 de junho de 2020 às 21:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Secretário Álvaro Duboc sobre
Secretário Álvaro Duboc sobre "São João nas Montanhas": "Falta de sensibilidade muito grande com as pessoas que estão à frente dessa estrutura". (Reprodução)

O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Domingos Martins, Região Serrana do Espírito Santo, divulgou esta semana um evento que causou polêmica nas redes sociais e espanto no secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Álvaro Duboc. Denominado "São João nas Montanhas" para comemorar a festividade junina, o evento está datado para acontecer nos dias 27 e 28 de junho e promove hospedagem em hotel e um jantar temático.

Em entrevista à reportagem de A Gazeta, Álvaro destacou que a decisão do Sesc de fazer o evento é espantosa e contraditória, já que o governo do Estado está há três meses discutindo com a sociedade e com o setor produtivo — onde a Federação do Comércio, que administra o serviço, tem participado — sobre estratégias de enfrentamento à pandemia pelo novo coronavírus.

"Sabemos que o mundo inteiro não é diferente do Espírito Santo. O setor mais atingido é a atividade comercial, e é exatamente o serviço do comércio, uma estrutura de setor comercial, que vai em uma direção contrária ao que todos os estudos, orientações de médicos, epidemiologistas, indicam: que é um momento de ficar em casa e evitar ambientes coletivos e atividades sociais", retrucou.

O secretário destacou que ainda não é o momento de comemorar e relatou sobre a dor de vários familiares de vítimas que perderam a vida por conta da Covid-19, pedindo consciência às pessoas para que fiquem em casa e preservem a própria saúde e a dos demais. "Essa não é uma guerra de um soldado só. É uma guerra de toda a sociedade", acrescentou Duboc.

ATIVIDADE COMERCIAL

Ao relembrar das fases em que as atividades no Espírito Santo foram retomadas, o secretário destaca que a comercial foi a última a voltar. "Demorou um pouco mais que todas as outras, voltou em fases. Primeiro no interior, de acordo com o grau de risco de contaminação, depois foram restabelecidas as atividades do comércio de rua e, por último, os shoppings com algumas restrições."

Aspas de citação

E aí a gente recebe uma notícia dessas, de um evento promovido exatamente pela representação do setor comercial. É um balde de água fria, uma falta de sensibilidade muito grande com as pessoas que estão à frente dessa estrutura

Álvaro Duboc
Secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo
Aspas de citação

Questionado se o governo do Estado sabia da programação da festividade, Duboc demonstrou total surpresa e espanto sobre o evento. "O posicionamento do governo é de incompreensão por parte da Fecomércio e do Sesc em um momento grave em que a sociedade brasileira vive. A cada dia temos de 30 a 40 pessoas que perdem a vida aqui no Estado", destacou.

Por fim, Duboc desconhece se houve algum debate entre Fecomércio e Sesc, mas frisa que este é um movimento contraditório. "Enquanto comerciantes reivindicam que governo possa, na medida em que a doença for sendo controlada, avançar um pouco mais nas medidas de retomada da atividade comercial, eles vão na direção contrária e promovem eventos que vão contribuir certamente para a queda do nível de isolamento social", finalizou.

POLÊMICA NAS REDES

Na página do Sesc de Domingos Martins no Facebook, o evento foi divulgado e muitas pessoas apontaram a falta de responsabilidade em realizar uma festa em momentos de isolamento e distanciamento social. No post, o autor ainda coloca uma observação dizendo que a festa será realizada em um ambiente totalmente seguro, isolado e com rigorosas medidas de prevenção. "Ações como uso da máscara de proteção obrigatório, espaçamento entre mesas, serviço realizado com funcionários protegidos, material individual, álcool em gel à disposição, alto padrão de limpeza e higiene". Veja abaixo.

"Povo sem noção! É por causa de comportamentos como esse que nosso município não para de crescer nos casos de contaminação. Qual parte de #FiqueEmCasa não entendem? O comércio local não abre nos fins de semana para evitar aglomerações, e o Sesc faz isso?", questionou uma internauta.

Aspas de citação

Que falta de bom senso, uma instituição com anos de mercado fazer este tipo de evento. Precisam pensar nos moradores da cidade. Estão incentivando o turismo em nossa região em um momento que não é para isso. Uma pena que não estão pensando no próximo

Internauta
Facebook
Aspas de citação

A reportagem de A Gazeta tentou contato de várias formas com a Federação do Comércio e com o Sesc, tanto diretamente com as assessorias de imprensa, quanto por e-mail e telefone de contato divulgados na imagem do evento, mas não obteve nenhum retorno. Essa matéria será atualizada com o posicionamento de ambos assim que as demandas forem respondidas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais