Secretário de Saúde fala sobre pandemia do novo coronavírus no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista na tarde desta terça-feira (16) a respeito das ações para combater a Covid-19 no Estado; veja os destaques

Publicado em 16/06/2020 às 15h48
Atualizado em 16/06/2020 às 16h45

16:04

Encerramento da entrevista

Depois de aproximadamente 35 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerrou a entrevista por videoconferência. Na tarde desta terça-feira (16), ele falou sobre a situação da pandemia no Espírito Santo.


16:02

Junho vermelho: doe sangue!

No encerramento da entrevista, o secretário Nésio Fernandes lembrou da campanha "Junho Vermelho", que incentiva a doação de sangue. "Estamos com estoques baixos e quero convidar todos que podem doar, que procurem os locais de doação e, assim, salvar vidas", pediu.


16:00

Covid-19 no ES: 23% dos pacientes internados acabam morrendo

"Nos hospitais públicos do Brasil 38% das pessoas evoluem a óbito. No Espírito Santo, esse índice é de 23%. Enquanto na rede privada, ele gira em torno dos 17,5%. Nossos índices se aproximam muito, apesar do paciente da rede pública ser mais grave e crítico. Na rede estadual, 61% dos pacientes da UTI evoluem para ventilação mecânica. Já na rede privada, é de 37%, considerando a rede pública do país. Além disso, de 64% a 70% dos pacientes que vão para a ventilação mecânica evoluem a óbito", detalhou o secretário.


15:57

"Mortalidade é alta e está crescendo", alerta secretário

"Nós conhecemos, nesse momento, a população que já tem uma imunidade específica, que já teve contato com o vírus. Temos avaliações diárias e semanais para compreender o comportamento da pandemia. Os óbitos vêm mantendo uma quantidade de 30 a 34 óbitos por dia no Estado, o que representa uma mortalidade alta e que ainda está crescendo no Espírito Santo", afirmou o secretário.


15:54

Novas fases do inquérito sorológico em julho e agosto

Além da quarta fase do inquérito sorológico que acontecerá no final deste mês, o secretário anunciou novas duas fases. "A partir do resultado da próxima etapa, poderemos traçar uma curva de quatro pontos e reconhecer, de maneira muito precisa, o comportamento da pandemia no Espírito Santo. Também estamos estruturando novas etapas para julho e agosto, com uma estratégia de testagem na casa das pessoas", adiantou.


15:53

Secretário fala sobre pico de curva da pandemia no ES

"Projetar o pico da doença é um desafio para estatísticos e autoridades. Nós já temos 100 dias de pandemia no Estado e já sabemos o comportamento dela, considerando a nossa população e o nosso clima. O próprio inquérito sorológico vem apontando a velocidade de transmissão da doença e como a doença cresce exponencialmente. Estudos apontam que o pico e platô podem acontecer quando se tiver de 20% a 30% de prevalência. Atualmente, estamos entre 7,7% e 9%", disse Nésio Fernandes.


15:49

Covid-19 continua avançando no interior do ES

"Nós temos territórios que enfrentam fases diferentes da pandemia. O interior está em média três semanas atrasado em relação à chegada da pandemia na Grande Vitória. O interior também não tem o mesmo fluxo e trânsito que a Grande Vitória. Portanto, o comportamento e o crescimento podem ser diferentes nesses territórios, apontando uma atual curva em aceleração", explicou o secretário.


15:48

Serviços de remoção e transferência ampliados em até 50%

De acordo com o secretário de saúde, o Estado ampliou em até 50% os contratos de remoção e transferência de pacientes da Covid-19 para atender à demanda.


15:47

“Não conseguimos baixar de 85% das UTIs ocupadas e isso nos coloca em alerta” , afirma secretário

"Ainda temos uma grande quantidade de pacientes críticos. A rede hospitalar está sendo diariamente pressionada, de forma que não conseguimos baixar de 84% ou 85% das UTIs ocupadas. Isso nos coloca em alerta, em uma zona muito perigosa. Se chegarmos a mais de 91% de ocupação das UTIs, precisaremos tomar medidas extremas que não queremos. Nós podemos vencer sem atingir o risco extremo, mas o Governo Estadual não se furtará de tomar atitudes para que a rede hospitalar não colapse e para que possamos garantir o acesso à assistência médica", alertou Nésio Fernandes.


15:44

Covid-19: o comportamento da doença no ES

"Nós estamos desenhando a curva de casos e acompanhando o comportamento da doença no Espírito Santo. Nos municípios de Vitória e Serra há uma tendência de estabilidade na formação da curva de casos, mas ainda não é possível afirmar que atingimos o platô e que já estamos em uma fase de recuperação. A soma de casos da Grande Vitória ainda aponta que estamos em uma fase de crescimento de casos, em especial em Vila Velha e Cariacica. Além do crescimento significativo no interior do Estado", informou o secretário.


15:43

Secretário esclarece polêmica a respeito dos leitos pediátricos

"Os leitos de UTI pediátricos representam uma proporção pequena do total de leitos para Covid-19 do Estado: de 1,4 e 3% da ocupação geral. Ou seja, uma representação que não é significativa e que não é capaz de alterar os indicadores. Todo dia, o Painel Covid-19 informa a ocupação de todos os leitos pediátricos e essa informação esta disponível desde o início da pandemia. A polêmica de informar ou não os leitos pediátricos não implica em mudanças nas ações do Governo do Estado e nem no que diz respeito ao risco extremo ou lockdown", afirmou Nésio Fernandes.


15:41

Governo do ES anunciará novos leitos nesta semana

"Ao longo dessa semana, o governador Renato Casagrande anunciará a abertura de novos leitos no Espírito Santo. Seguiremos nessa estratégia de oferecer assistência a pacientes críticos para salvar a vida de muitos", adiantou o secretário. Depois, ele falou que esses anúncios serão uma resposta à pressão sofrida atualmente no interior do Estado, por causa da alta demanda.


15:39

“Não é momento de polarização no ES”, diz secretário

"Estamos vivendo um grande acúmulo de casos na Grande Vitória e um crescimento rápido da pandemia no interior. É preciso ter clareza nesse momento. Alguns autores políticos garantem o próprio espaço com polêmicas e fake news. Não é momento de polarização de qualquer tipo. O momento é de união, coesão e disciplina social de todos, em apoio ao distanciamento social e ao enfrentamento da Covid-19. Precisamos vencer a pandemia", defendeu Nésio Fernandes.


15:37

Secretário exemplifica reorganização da rede pública de saúde

"Criamos um fluxo de vaga zero no hospital central, que é público e de excelência. Nossa reorganização também ocorreu com a abertura de novos serviços e 30 leitos pediátricos em um hospital de Colatina. Abrimos, ainda, um hospital com 70 leitos de enfermaria e dez UTIs para pacientes ortopédicos em Vitória", divulgou.


15:35

Espera por UTI caiu pela metade na pandemia

Apesar da maior demanda, o secretário Nésio Fernandes garantiu que o tempo de espera por uma UTI diminuiu no Espírito Santo. "Antes da pandemia, nós tínhamos uma média de espera de dois a três dias por um leito de UTI nos Prontos Atendimentos da Grande Vitória. Reduzimos esse tempo para um dia e meio. Isso, porque nós estamos internando o dobro de pacientes durante a pandemia", afirmou.


15:33

Hospital do ES é o 2º com mais leitos de UTI do país

"O novo perfil do Hospital Doutor Jayme Santos Neves, na Serra, fez com que ele seja o segundo maior hospital de Covid-19 do país. Com 250 leitos de UTI, ele só perde para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, que tem 300 vagas", enalteceu o secretário.


15:30

SUS mais forte no pós-pandemia

"Tivemos uma ampliação da oferta de leitos novos. O Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, por exemplo, tinha 20 leitos de UTI antes da pandemia. No pós-pandemia, ele terá 40. Já o Hospital Geral de Linhares tinha oito vagas, que já subiram para 28. São melhorias que serão mantidas no nosso Sistema Único de Saúde (SUS) após a pandemia", garantiu Nésio.


15:28

Aquisições na rede privada representam 16% dos leitos de UTI no ES

De acordo com o secretário, o total de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) privados, adquirido pela Estado, é de 108. Quantidade que equivale a 16,64% do total de leitos ofertados pela rede pública capixaba para atender os pacientes da pandemia. "Aproveito para destacar, de novo, que hospitais de campanha não representam uma solução para maior assistência de pacientes graves da Covid-19", afirmou.


15:26

Ausência do subsecretário

Diferentemente do que foi visto nas últimas entrevistas, o secretário estava sozinho, sem a companhia de Luiz Carlos Reblin, subsecretário de vigilância em saúde. “Ele teve uma perda na família e não está presente para poder para poder acompanhar os entes queridos. Meus sentimentos nesse momento de dor”, disse Nésio Fernandes.


15:25

Início da entrevista

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Nésio Fernandes começou a entrevista por videoconferência. Secretário vai falar sobre as ações de combate à pandemia no novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.