Secretário de Saúde atualiza cenário da pandemia de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista coletiva na sede da Sesa, em Vitória; reveja a transmissão on-line feita na tarde desta segunda-feira (20)

Publicado em 20/09/2021 às 14h23

15:08

Término da coletiva

Depois de quase 1 hora, é encerrada a coletiva de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) desta segunda-feira (20).


15:07

Natal com adultos e adolescentes vacinados

Secretário esclarece que até o Natal, todos os adultos e adolescentes já devem ter tomado as duas doses de vacinas contra a Covid-19 e também terão sido aplicadas as doses de reforço na população idosa do Espírito Santo.


15:06

Secretário explica método de aplicação da Pfizer

"Existe um procedimento padrão que é diluir a vacina da Pfizer para aplicar na população. É um procedimento padrão. Cada frasco é para uma ampola de vacina. O diluente você descarta, não precisa de refrigeração. Já a vacina deve ser retirada no momento da aplicação", esclarece Nésio.


15:04

Vacinação de adolescentes pode parar na Justiça

"Nós esperamos que o Ministério da Saúde, ao longo das próximas horas, revise a posição sobre a inclusão dos adolescentes sem comorbidades na vacinação. Caso contrário, ao longo desta semana, o tema poderá ser noticializado pelos governos estaduais nos meios de Justiça", adianta Nésio.


15:02

Dez cidades com vacinação em pontos de alto fluxo

"Dez municípios já confirmaram a estratégia de vacinação em pontos de alto fluxo: Cariacica, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Baixo Guandu, Jaguaré, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Sooretama e São Mateus. Estratégia já a partir desta semana nesses municípios", detalha o secretário.


14:57

Cirurgias eletivas continuarão no ES

"Nós vamos preservar as cirurgias eletivas. Ainda não é momento de desmobilizar leitos para essas doenças, mas, se for necessário, poderemos reverter ou adquirir mais leitos", garante Nésio.


14:56

Nésio: "Não acreditamos em uma nova grande onda"

"Nós não acreditamos na possibilidade de uma nova grande onda, como aquela que aconteceu no ano passado ou no início deste ano. No entanto, incomoda a persistência de internações de casos graves e que não é admissível que ocorra em grande quantidade quando já existem vacinas disponíveis para a população", defende Nésio.


14:54

Por que mortes aumentaram na Região Metropolitana?

Óbitos aumentaram quase 30% na Região Metropolitana, na comparação entre as últimas duas quinzenas. Número passou de 39 para 49, segundo Nésio Fernandes. "Nós ainda não alcançamos uma cobertura vacinal plena para reduzir o risco de circulação do vírus. Existe também um comportamento social, que diversas condutas também têm refletido na contaminação. A existência das variantes Gama e Delta como as duas principais em circulação no Estado representa um risco grande entre a população já vacinada e os jovens", explica o secretário.


14:49

Secretário fala sobre reforço para outros grupos

"Nós temos recebido a demanda de novos grupos para a dose de reforço. Essa possibilidade depende de duas condições: a indicação epidemiológica em idades que não possuem uma resposta imune prejudicada em virtude do envelhecimento ou doença adquirida. No momento em que houver evidências científicas, essa prática será adotada. A outra condição é a disponibilidade de vacinas", esclarece Nésio.


14:47

Doses de reforço devem ser aplicadas até novembro

"A dose de reforço dos idosos com mais de 60 anos não poderá ser antecipada em virtude do critério de prazo entre a segunda dose e a dose de reforço. Aqui adotamos um prazo de cinco meses. Para que a gente consiga concluir esse grupo antes de novembro seria necessário diminuir para quatro meses. Por enquanto, não temos doses disponíveis. O que levará possivelmente a concluir o grupo dos idosos no início do mês de novembro", explica Nésio.


14:44

ES deve ter todos os adolescentes com 1ª dose em outubro

"Nós queremos recomendar à toda população capixaba: vacinem-se. As vacinas disponibilizadas permitirão vacinar 100% da população adulta com a primeira dose até o início... (falha na transmissão). Nós iremos alcançar 100% da população de 12 anos ou mais com comorbidades nesta semana. Alcançaremos nesta semana a disponibilidade de vacinas para alcançar 80% dos adolescentes com a primeira dose. Trabalhamos com a expetativa de iniciar a primeira quinzena de outubro com 100% da população jovem e adolescente com a primeira dose", anuncia o secretário.


14:41

ES espera autorização de vacinação em crianças

"A vacinação dos adolescentes é fundamental para poder diminuir o risco de transmissão na comunidade. Para alcançar 90% de cobertura no Estado será necessário vacinar os adultos, os adolescentes e liberar a vacina para quem tem de três a 11 anos de idade. Temos a expectativa de que, até o final do ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize a Pfizer e a Coronavac em idade pediátrica", afirma Nésio.


14:39

Vacinação nos terminais e no Aeroporto de Vitória

"Como resposta ao contexto de alerta epidemiológico, na última semana anunciamos a chegada da compra das 500 mil doses da Coronavac e anunciamos que os municípios deveriam atualizar a estratégia de vacinação para a população de 18 anos ou mais. Dez confirmaram que iniciam a vacinação em pontos de alto fluxo nesta semana. Estamos fazendo ajustes com os municípios da Grande Vitória para ter nos terminais do Sistema Transcol. A vacinação no Aeroporto de Vitória está sendo viabilizada, e a vacinação também na Rodoviária de Vitória", anuncia Nésio.


14:36

Em outubro, exame de variante será feito no ES

"Nós ainda vamos avançar muito com estações robotizadas. Já fizemos a aquisição. A capacidade do Lacen-ES (Laboratório Central do Espírito Santo) vai superar muito os 4.500 exames por dia de hoje. No mês de outubro, o exame que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) faz, de variante, será de uma semana para outra, feito aqui", adianta Reblin.


14:32

Novo ponto de testagem a partir de amanhã

"Nós já temos 16 pontos de testagem de RT-PCR, em 14 municípios para agendamento on-line. Qualquer cidadão que esteja no Espírito Santo, sem necessidade de avaliação, pode solicitar o agendamento e realizar o exame. Estamos abrindo mais pontos, um deles é a Rodoviária de Vitória, cujo funcionamento será a partir de amanhã (terça-feira, 21). Essa estratégia deve permanecer enquanto o vírus for responsável por um importante número de pacientes respiratórios", relembra Nésio.


14:30

Rede privada também tem aumento de internações

"O aumento de internações também é observado na rede privada. Em média, tínhamos 30 internações nas UTIs desses hospitais, mas agora já temos 60, oscilando um pouco", afirma Reblin.


14:28

Aumenta participação da cepa Delta no ES

"Existe um aumento da participação da variante Delta na transmissão comunitária no Espírito Santo", diz o secretário.


14:27

Região Metropolitana: mortes aumentaram 20%

"Os óbitos tiveram um crescimento de 20% considerando o período da última quinzena com a anterior. Tivemos 49 óbitos na última quinzena e esse número ainda pode ser alterado com notificações retroativas. A Região Metropolitana apresentou um aumento importante de óbitos em relação à quinzena anterior", afirma Nésio.


14:25

Sul tem aumento significativo de casos

"A Região Sul também apresenta um aumento sustentado das internações. A ocupação está em torno de 86% das UTIs na região, que também tem um crescimento de casos mais marcado em relação a outras regiões", detalha o secretário.


14:23

Sesa mantém alerta epidemiológico

"A Sesa mantém o alerta epidemiológico. Nas UTIs públicas, as internações têm oscilado entre 190 e 230 pacientes por dia. Foi interrompida a queda sustentada desde a segunda quinzena do mês de agosto. Esse alerta deve mobilizar a população capixaba. Temos a concomitância das variantes Gama e Delta. Também tivemos oscilação positiva de casos", alerta Nésio.


14:20

Início da coletiva

O secretário Nésio Fernandes deu início à coletiva de imprensa desta segunda-feira (20), acompanhado do subsecretário de vigilância em saúde Luiz Carlos Reblin. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.