ASSINE

Secretário de Saúde atualiza cenário da pandemia de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista coletiva na sede da Sesa, em Vitória; reveja a transmissão on-line feita na tarde desta segunda-feira (20)

Publicado em 20/09/2021 às 14h23

15:08

Término da coletiva

Depois de quase 1 hora, é encerrada a coletiva de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) desta segunda-feira (20).


15:07

Natal com adultos e adolescentes vacinados

Secretário esclarece que até o Natal, todos os adultos e adolescentes já devem ter tomado as duas doses de vacinas contra a Covid-19 e também terão sido aplicadas as doses de reforço na população idosa do Espírito Santo.


15:06

Secretário explica método de aplicação da Pfizer

"Existe um procedimento padrão que é diluir a vacina da Pfizer para aplicar na população. É um procedimento padrão. Cada frasco é para uma ampola de vacina. O diluente você descarta, não precisa de refrigeração. Já a vacina deve ser retirada no momento da aplicação", esclarece Nésio.


15:04

Vacinação de adolescentes pode parar na Justiça

"Nós esperamos que o Ministério da Saúde, ao longo das próximas horas, revise a posição sobre a inclusão dos adolescentes sem comorbidades na vacinação. Caso contrário, ao longo desta semana, o tema poderá ser noticializado pelos governos estaduais nos meios de Justiça", adianta Nésio.


15:02

Dez cidades com vacinação em pontos de alto fluxo

"Dez municípios já confirmaram a estratégia de vacinação em pontos de alto fluxo: Cariacica, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Baixo Guandu, Jaguaré, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Sooretama e São Mateus. Estratégia já a partir desta semana nesses municípios", detalha o secretário.


14:57

Cirurgias eletivas continuarão no ES

"Nós vamos preservar as cirurgias eletivas. Ainda não é momento de desmobilizar leitos para essas doenças, mas, se for necessário, poderemos reverter ou adquirir mais leitos", garante Nésio.


14:56

Nésio: "Não acreditamos em uma nova grande onda"

"Nós não acreditamos na possibilidade de uma nova grande onda, como aquela que aconteceu no ano passado ou no início deste ano. No entanto, incomoda a persistência de internações de casos graves e que não é admissível que ocorra em grande quantidade quando já existem vacinas disponíveis para a população", defende Nésio.


14:54

Por que mortes aumentaram na Região Metropolitana?

Óbitos aumentaram quase 30% na Região Metropolitana, na comparação entre as últimas duas quinzenas. Número passou de 39 para 49, segundo Nésio Fernandes. "Nós ainda não alcançamos uma cobertura vacinal plena para reduzir o risco de circulação do vírus. Existe também um comportamento social, que diversas condutas também têm refletido na contaminação. A existência das variantes Gama e Delta como as duas principais em circulação no Estado representa um risco grande entre a população já vacinada e os jovens", explica o secretário.


14:49

Secretário fala sobre reforço para outros grupos

"Nós temos recebido a demanda de novos grupos para a dose de reforço. Essa possibilidade depende de duas condições: a indicação epidemiológica em idades que não possuem uma resposta imune prejudicada em virtude do envelhecimento ou doença adquirida. No momento em que houver evidências científicas, essa prática será adotada. A outra condição é a disponibilidade de vacinas", esclarece Nésio.


14:47

Doses de reforço devem ser aplicadas até novembro

"A dose de reforço dos idosos com mais de 60 anos não poderá ser antecipada em virtude do critério de prazo entre a segunda dose e a dose de reforço. Aqui adotamos um prazo de cinco meses. Para que a gente consiga concluir esse grupo antes de novembro seria necessário diminuir para quatro meses. Por enquanto, não temos doses disponíveis. O que levará possivelmente a concluir o grupo dos idosos no início do mês de novembro", explica Nésio.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.