ASSINE

Secretário da Saúde atualiza cenário da pandemia da Covid-19 no ES

Na tarde desta quarta-feira (17), Nésio Fernandes deu informações sobre a atual situação do novo coronavírus no Estado; veja o que foi dito

Publicado em 17/02/2021 às 14h10
Atualizado em 17/02/2021 às 14h56

14:55

Fim da entrevista coletiva

Nésio Fernandes: "Não havendo novas perguntas, gostaria de agradecer a participação de todos. Me despeço desejando que todos permaneçam mantendo a disciplina e coesão para que a gente possa vencer a pandemia. Muito obrigado".


14:51

"País vive nova fase de crescimento de internação e óbitos", diz Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Estamos pleiteando a necessidade de um novo orçamento de guerra para financiar o SUS ao longo deste ano, para dar conta de ampliar os leitos, a testagem, a capacidade de manter os leitos abertos e de abrir novos. Conversei hoje pela manhã com o secretário da Saúde de Pernambuco, de Ceará, Maranhão. O país vive uma nova fase de crescimento de casos de internação e óbitos. Não é possível financiar todas as ações de enfrentamento à pandemia neste momento, sem um novo aporte de recursos financeiros por parte da União".


14:47

ES pode ter aumento do número de óbitos nos próximos dias

Luiz Carlos Reblin: "Temos uma capacidade hoje de investigação com resultados do próprio Lacen, que tem resultado para situações específicas. Hoje mantemos um número de  óbitos em investigação a cada dia. No dia seguinte, se confirmam outros. É um número mais baixo desde o início da pandemia. Temos a resposta muito rápida desde a informação daquele óbito. É possível que a gente tenha um aumento do número de óbitos por conta do período do carnaval".


14:44

"Quem atua na área educacional não deve receber a dose agora", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Nós temos como regra nacional que este profissional é profissional de saúde. Entretanto, foi comunicado que profissional na área da educação física é aquele que atue exclusivamente na área da saúde. Os que atuam na área educacional, não devem receber a dose neste momento. Vamos verificar junto ao município o que, de fato, ocorreu".


14:42

ES não registra morte de profissionais da saúde desde janeiro

Desde o dia 29 de janeiro não é constatado óbito de profissionais da saúde no Espírito Santo. O secretário, que havia afirmado anteriormente que a data era 29 de dezembro, corrigiu a informação.


14:39

Municípios do ES sofreram interrupção de aplicação da 1ª dose da vacina

Nésio Fernandes: "Estamos vivendo no ES a interrupção da aplicação da primeira dose em diversos municípios. Não tivemos interrupção do plano de imunização porque foram preservadas as segundas doses. Não foi algo generalizado. Para impedir a interrupção da primeira dose, tomamos a medida anunciada de antecipar de 15 a 20 mil doses para os municípios seguirem com a aplicação dos grupos etários".


14:36

Novo lote de vacinas chegará ao ES semana que vem

Nésio Fernandes: "Decidimos antecipar a vacinação dos idosos com doses preservadas para segunda aplicação naqueles que receberam a primeira dose. Iremos receber a partir da próxima semana um lote importante da vacina do Butantan. Acreditamos que a pressa e a velocidade com que a gente consiga, deve ser perseguida por todos os gestores. Estaremos antecipando doses para imunizar novos grupos de idosos no nosso Estado".


14:33

Espírito Santo se mantém em fase de recuperação

Nésio Fernandes: "Temos uma redução importante de casos e de óbitos neste mês e mantemos a fase de recuperação. Independente disso, o Estado se prepara para que março e abril ouça um crescimento sazonal das doenças respiratórias".


14:32

ES segue na tentativa de comprar outras vacinas

Nésio Fernandes: "A ansiedade dos gestores do SUS e da população é a mesma. Precisamos acelerar o processo de imunização da população brasileira. Temos afirmado nas coletivas, publicações e entrevistas que pelo menos quatro ou cinco opções deveriam ser adotadas no Brasil. Seguimos insistindo para o governo federal comprar vacinas complementares. Assim que essas compras forem feitas, divulgaremos o calendário de vacinação. Independente das linhagens do vírus, a vacinação é importante. A expectativa é que, mesmo com as novas cepas, a ideia de reduzir internações e óbitos permanece".


14:25

Secretário fala de possibilidade da transmissão comunitária da nova cepa no ES

Nésio Fernandes: "A circulação das novas variações no ES, a transmissão comunitária delas não ocorrerá pelo acolhimento do nosso Estado oriundo aos outros Estados. São pacientes isolados em UTIs exclusivas para eles. Todos os trabalhadores da saúde que tem contato com esses pacientes são submetidos a uma rigorosa testagem a cada 2 ou 3 dias estando assintomáticos. Todos que positivaram, foram devidamente isolados, de maneira que o vírus não terá contaminação comunitária no Espírito Santo. Sociedade pode ficar tranquila, porque nosso gesto foi de responsabilidade com a vida das pessoas. Recebi a ligação do esposo de uma das pacientes que teve alta no nosso Estado. Ele relatou que no dia em que ela foi transferida para o ES, outros 9 pacientes se recusaram a serem removidos para outros Estados. Destes, 7 evoluíram a óbito. Ele se encontrava muito emocionado e feliz pelo gesto do povo capixaba".

Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.