Secretário da Saúde atualiza cenário da pandemia da Covid-19 no ES

Na tarde desta quarta-feira (17), Nésio Fernandes deu informações sobre a atual situação do novo coronavírus no Estado; veja o que foi dito

Publicado em 17/02/2021 às 14h10
Atualizado em 17/02/2021 às 14h56

14:55

Fim da entrevista coletiva

Nésio Fernandes: "Não havendo novas perguntas, gostaria de agradecer a participação de todos. Me despeço desejando que todos permaneçam mantendo a disciplina e coesão para que a gente possa vencer a pandemia. Muito obrigado".


14:51

"País vive nova fase de crescimento de internação e óbitos", diz Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Estamos pleiteando a necessidade de um novo orçamento de guerra para financiar o SUS ao longo deste ano, para dar conta de ampliar os leitos, a testagem, a capacidade de manter os leitos abertos e de abrir novos. Conversei hoje pela manhã com o secretário da Saúde de Pernambuco, de Ceará, Maranhão. O país vive uma nova fase de crescimento de casos de internação e óbitos. Não é possível financiar todas as ações de enfrentamento à pandemia neste momento, sem um novo aporte de recursos financeiros por parte da União".


14:47

ES pode ter aumento do número de óbitos nos próximos dias

Luiz Carlos Reblin: "Temos uma capacidade hoje de investigação com resultados do próprio Lacen, que tem resultado para situações específicas. Hoje mantemos um número de  óbitos em investigação a cada dia. No dia seguinte, se confirmam outros. É um número mais baixo desde o início da pandemia. Temos a resposta muito rápida desde a informação daquele óbito. É possível que a gente tenha um aumento do número de óbitos por conta do período do carnaval".


14:44

"Quem atua na área educacional não deve receber a dose agora", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Nós temos como regra nacional que este profissional é profissional de saúde. Entretanto, foi comunicado que profissional na área da educação física é aquele que atue exclusivamente na área da saúde. Os que atuam na área educacional, não devem receber a dose neste momento. Vamos verificar junto ao município o que, de fato, ocorreu".


14:42

ES não registra morte de profissionais da saúde desde janeiro

Desde o dia 29 de janeiro não é constatado óbito de profissionais da saúde no Espírito Santo. O secretário, que havia afirmado anteriormente que a data era 29 de dezembro, corrigiu a informação.


14:39

Municípios do ES sofreram interrupção de aplicação da 1ª dose da vacina

Nésio Fernandes: "Estamos vivendo no ES a interrupção da aplicação da primeira dose em diversos municípios. Não tivemos interrupção do plano de imunização porque foram preservadas as segundas doses. Não foi algo generalizado. Para impedir a interrupção da primeira dose, tomamos a medida anunciada de antecipar de 15 a 20 mil doses para os municípios seguirem com a aplicação dos grupos etários".


14:36

Novo lote de vacinas chegará ao ES semana que vem

Nésio Fernandes: "Decidimos antecipar a vacinação dos idosos com doses preservadas para segunda aplicação naqueles que receberam a primeira dose. Iremos receber a partir da próxima semana um lote importante da vacina do Butantan. Acreditamos que a pressa e a velocidade com que a gente consiga, deve ser perseguida por todos os gestores. Estaremos antecipando doses para imunizar novos grupos de idosos no nosso Estado".


14:33

Espírito Santo se mantém em fase de recuperação

Nésio Fernandes: "Temos uma redução importante de casos e de óbitos neste mês e mantemos a fase de recuperação. Independente disso, o Estado se prepara para que março e abril ouça um crescimento sazonal das doenças respiratórias".


14:32

ES segue na tentativa de comprar outras vacinas

Nésio Fernandes: "A ansiedade dos gestores do SUS e da população é a mesma. Precisamos acelerar o processo de imunização da população brasileira. Temos afirmado nas coletivas, publicações e entrevistas que pelo menos quatro ou cinco opções deveriam ser adotadas no Brasil. Seguimos insistindo para o governo federal comprar vacinas complementares. Assim que essas compras forem feitas, divulgaremos o calendário de vacinação. Independente das linhagens do vírus, a vacinação é importante. A expectativa é que, mesmo com as novas cepas, a ideia de reduzir internações e óbitos permanece".


14:25

Secretário fala de possibilidade da transmissão comunitária da nova cepa no ES

Nésio Fernandes: "A circulação das novas variações no ES, a transmissão comunitária delas não ocorrerá pelo acolhimento do nosso Estado oriundo aos outros Estados. São pacientes isolados em UTIs exclusivas para eles. Todos os trabalhadores da saúde que tem contato com esses pacientes são submetidos a uma rigorosa testagem a cada 2 ou 3 dias estando assintomáticos. Todos que positivaram, foram devidamente isolados, de maneira que o vírus não terá contaminação comunitária no Espírito Santo. Sociedade pode ficar tranquila, porque nosso gesto foi de responsabilidade com a vida das pessoas. Recebi a ligação do esposo de uma das pacientes que teve alta no nosso Estado. Ele relatou que no dia em que ela foi transferida para o ES, outros 9 pacientes se recusaram a serem removidos para outros Estados. Destes, 7 evoluíram a óbito. Ele se encontrava muito emocionado e feliz pelo gesto do povo capixaba".


14:21

Secretário afirma que novas cepas do vírus já circulam pelo país

Nésio Fernandes: "Nós acreditamos que as diversas variações do vírus já estão disseminadas por todos os Estados. A percepção é de que essas linhagens circulam por todo o país. O predomínio de novas variantes poderá tornar a população mais suscetível à transmissão comunitária da doença, inclusive daqueles que já tiveram a doença há mais de seis meses. Até meados deste ano, devemos ter uma capacidade de reconhecimento amplificada, e ver quais linhagens são predominantes no nosso Estado. Estamos tratando da Covid-19, que tem as medidas conhecidas para evitar o risco de contaminação amplamente divulgadas: usar máscaras, preferir ambientes abertos, não aglomerar, lavar as mãos com frequência, acreditar na ciência, testar os contatos. Independente da linhagem, estamos tratando da mesma doença".


14:18

ES já autorizou a vacinação de pessoas acima de 60 anos

Nésio Fernandes: "Sobre a ampliação do público alvo da vacinação, no ES já está autorizada a vacinação de toda a população idosa, de todos acima de 60 anos. No entanto, ocorrerá de maneira descendente. A medida que o município alcance 90% da vacinação do público alvo que estabelecermos, este poderá avançar para vacinação do grupo seguinte. Nos próximos lotes, vamos reservar 5% para vacinar os trabalhadores da saúde. Entendemos que grande parte dos trabalhadores foi imunizado, o ES apresenta indicador muito feliz. Estamos desde o dia 29 de dezembro sem registrar morte de nenhum trabalhador da saúde no nosso Estado. Precisamos destacar que quem está vacinado, não está imunizado com a máxima eficácia da vacina. É necessário aguardar a segunda dose e, depois disso, esperar mais 15 ou 20 dias para aguardar a eficácia esperada. Estamos otimistas".


14:13

"Ao menor sinal de sintoma, procure o serviço de saúde", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Uma comparação entre o carnaval, que tem longo feriadão. Se tivéssemos com atividades dos blocos, teríamos possibilidade de aglomeração muito maior do que na virada de ano, que é um dia de feriado. O acerto dessa medida, a resposta positiva da maioria da sociedade, é algo importante para a diminuição da transmissão da doença. Quem se arriscou, aglomerou sem os cuidados devidos... Observem seus sintomas nos próximos dias. Ao menos sintoma que você possa estar sentindo, procure o serviço de saúde. É importante que você seja monitorado. Informe as pessoas com quem você teve contato. Verifique a necessidade da realização de um exame para confirmar ou descartar a doença".


14:11

Secretário faz breve análise sobre o carnaval no país

Nésio Fernandes: "Acreditamos que a não realização do carnaval em todo o país foi uma decisão acertada em todo o Brasil. Sem dúvida alguma, essa decisão vai repercutir em vidas salvas. Aqueles que não ouviram nossas recomendações sanitárias, queremos lamentar que muitos destes irão adoecer nos próximos dias, podendo infectar pessoas queridas e podendo, ainda, chorar a perda dessas pessoas. A doença vive no país. Uma etapa de transmissão comunitária sustentada com diversas variantes, e não está controlada. Construímos opinião de que é preciso salvar vidas".


14:10

Início da entrevista

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deu início à coletiva de imprensa desta quarta-feira (17), na qual falará sobre o atual cenário da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.