> >
São Pedro vai ter reforço em linhas de ônibus após jovem perder Enem

São Pedro vai ter reforço em linhas de ônibus após jovem perder Enem

Ceturb divulga operação especial com a presença e acompanhamento dos agentes da companhia nos 10 terminais da Grande Vitória

Publicado em 10 de novembro de 2023 às 15:52

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Ônibus do Sistema Transcol
A Ceturb vai colocar 27 ônibus para compor a frota extra no segundo dia de Enem. (Fernando Madeira)
Caio Vasconcelos
[email protected]

A falta de ônibus nos finais de semana em São Pedro, em Vitória, tem sido uma reclamação constante de moradores da região. Mas o problema ganhou evidência no último domingo (5), quando um jovem do bairro perdeu a primeira prova do Enem porque não conseguiu transporte. Para evitar novos contratempos, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) anunciou que haverá uma frota extra de ônibus em operação no próximo domingo (12), inclusive na região de São Pedro (linhas 535 e 518), onde também é possível fazer a integração temporal com diversas linhas.

O jovem Bredley Bremenkamp Barbosa contou que diariamente os ônibus demoram a passar no seu bairro, mas a situação se complica nos finais de semana. Segundo ele, esse foi o motivo para se atrasar no domingo passado para fazer o Enem, chegando um minuto após o fechamento dos portões no seu local de prova, embora tenha saído de casa com duas horas de antecedência. 

Aspas de citação

Eu teria que pegar o 073 que me deixaria no ponto próximo à Faesa. Devido à demora, peguei a linha 518 que me deixou no Quartel de Maruípe e tive que caminhar muito depois

 Bredley Bremenkamp
Estudante 
Aspas de citação

A situação apenas não foi mais dramática porque, depois da divulgação de sua história, Bredley ganhou uma bolsa de estudos.

Após o episódio, a Ceturb emitiu uma nota nesta quinta-feira (9), informando que os ônibus extras serão disponibilizados conforme a demanda, totalizando 27 veículos que vão reforçar as linhas da Região Metropolitana — quatro a mais que no último domingo, primeiro dia da prova do Enem. Os serviços serão prestados nos 10 terminais do Transcol, com as linhas operando normalmente, de acordo com os quadros de horários de fim de semana.

São Pedro vai ter reforço em linhas de ônibus após jovem perder Enem

A operação especial contará com a presença e acompanhamento dos agentes da companhia nos terminais. A empresa reforça, na nota, seu compromisso com a mobilidade urbana e o apoio aos estudantes, visando garantir que todos os inscritos no Enem tenham acesso facilitado ao transporte público, permitindo que cheguem aos locais de prova com tranquilidade e pontualidade.

A Ceturb ainda destaca a importância de os estudantes se informarem com antecedência sobre as linhas que deverão utilizar e os horários de atendimento, a fim de planejarem seu deslocamento.

Cartão GV

Para usar os ônibus do Sistema Transcol, a Ceturb, em nota, lembrou que, no dia da prova, os estudantes poderão utilizar o Cartão GV, tanto para quem tem gratuidade de 100%, quanto para quem tem gratuidade de 50%, conforme anunciado pelo governador Renato Casagrande na última semana. Os alunos não vão pagar tarifa. Normalmente, nos domingos, o cartão do estudante não é aceito por não se tratar de dia letivo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais