> >
Samu começa a operar em sete cidades do Norte do ES

Samu começa a operar em sete cidades do Norte do ES

Os munícipios contemplados são Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Sooretama e São Roque do Canaã

Publicado em 15 de março de 2021 às 19:10- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Linhares foi um dos munípios
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) . (Secom/Felipe Tozatto)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começou a operar em mais municípios do Espírito Santo nesta segunda-feira. São eles:

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde (Sesa), a expansão faz parte do programa “Samu para Todos”, que visa ampliar o acesso do serviço à toda população do Estado. O repasse mensal para a realização do projeto do Consórcio Público da Região Polinorte é de, aproximadamente, R$ 8 milhões, sendo 60% financiado pelo Estado e 40% pelos municípios. Já a Central de Regulação das Urgências e Emergências será totalmente gerida pelo Governo do Estado.

O  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começou a operar em  mais municípios do Espírito Santo
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) . (Secom/Felipe Tozatto)

De acordo com o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, a implantação desse serviço em todo solo capixaba é essencial à assistência da sociedade e pode salvar diversas vidas. “O Samu 192 realiza atendimentos precoces em casos de urgência e emergência. Estamos trabalhando para que 100% da população seja assistida corretamente com um serviço de socorro que funciona 24 horas por dia”, disse.

A superintendente da região, Maricélis Caetano Engelhardt, destacou que todos aguardavam ansiosamente para a atuação dos serviços. “A chegada do Samu já era muito esperada por todos e a expectativa é que os atendimentos sejam realizados com rapidez. O cidadão está muito feliz com essa iniciativa e em poder contar com o serviço de altíssima qualidade”, ressaltou.

QUANDO ACIONAR 

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais