> >
Rodoviários fazem paralisação em empresas que operam ônibus municipais e Transcol

Rodoviários fazem paralisação em empresas que operam ônibus municipais e Transcol

As empresas Tabuazeiro e Metropolitana pertencem ao mesmo grupo. Em crise, chegaram a se desfazer de linhas e ônibus para conseguir acertar outras pendências.

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 06:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Movimento começou na madrugada deesta terça (22)
Rodoviários da Tabuazeiro fazem paralisação. (Vitor Jubini)

Rodoviários de duas viações cruzaram os braços, durante três horas, na manhã desta terça-feira (27), na Grande Vitória, em protesto contra atraso de salário e benefícios. A paralisação atingiu a Tabuazeiro, que opera uma parte dos ônibus municipais de Vitória, e a Metropolitana, que é responsável por algumas linhas do Transcol, que atendem principalmente moradores de Vila Velha e Cariacica.

As duas empresas pertencem ao mesmo grupo. Em crise, chegaram a se desfazer de linhas e ônibus para conseguir acertar outras pendências.

A paralisação desta terça-feira começou por volta das 4h e terminou às 7h. Os ônibus já voltaram a circular depois que as empresas assumiram o compromisso de regularizar os pagamentos até a próxima sexta-feira (30). Segundo informações de diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários), a Tabuazeiro atrasou o pagamento do salário, do adiantamento e do tíquete-alimentação.

Já os profissionais da Metropolitana, de acordo com membros do sindicato, estão com o adiantamento e o tíquete-alimentação atrasados.

Em Vitória, os bairros mais atendidos pela Tabuazeiro e que ficaram prejudicados pela paralisação são Maria Ortiz, República, Mata da Praia, Jardim da Penha, Praia do Canto, Jabour e Grande Vitória. Já a Viação Metropolitana opera, segundo o Sindirodoviários, principalmente, ônibus de linhas troncais, ou seja, que fazem o percurso de terminal para terminal. 

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) informou que o consórcio operador das linhas as quais a Metropolitana atende ramanejou veículos de outras empresas para garantir a continuidade do serviços. As linhas do Transcol que registraram algum atraso até às 06h20 foram: 500, 514, 518, 520, 525, 580, 588, 627, 663, 672 e 773.

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), que representam as empresas de ônibus, foram procuradas pela reportagem de A Gazeta, mas ainda não se posicionaram sobre o caso.

HISTÓRICO DE PARALISAÇÕES

Só a Tabuazeiro enfrenta pelo menos a sua quinta paralisação apenas em 2020. Antes dessa, a última tinha sido em setembro, quando os trabalhadores ficaram sem operar os ônibus por quase uma semana.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais