> >
Procissão marítima de São Pedro volta a ser realizada em Vitória após 2 anos

Procissão marítima de São Pedro volta a ser realizada em Vitória após 2 anos

O percurso marítimo acontece neste domingo (3) após a realização de uma missa na Igreja Católica de São Pedro, ministrada pelo arcebispo de Vitória, dom Dario

Publicado em 2 de julho de 2022 às 12:34

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Procissão marítma em homenagem a São Pedro na Baía de Vitória em 2012
Procissão marítma em homenagem a São Pedro na Baía de Vitória em 2012. (Bernardo Coutinho/ Arquivo AG)

A retomada da Procissão Marítima de São Pedro, em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, será realizada neste domingo (3), em Vitória. O percurso marítimo está marcado para sair da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe. É a 94ª edição da festa que deixou de ser realizada por dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19.

A programação deste domingo contempla:

  • 8 horas - Missa ministrada pelo arcebispo de Vitória, dom Dario, na igreja católica de São Pedro
  • 10 horas - Procissão Marítima de São Pedro, com saída da Praça do Papa, em direção à Ilha do Príncipe

O ponto alto da procissão é a Bênção do Anzol, realizada com os barcos em alto-mar, quando é abençoado o anzol do pescador mais antigo de Vitória. Esse ato é realizado para pedir ao santo mais pescas durante o ano vigente e para o ano seguinte.

A expectativa para este ano é que o número de embarcações ultrapasse o da última procissão, realizada em 2019, que contou com aproximadamente 147 veículos marítimos.

A tradição da Procissão Marítima teve início em 1928, na mesma época em que começou a ser realizada a Festa de São Pedro. Para os pescadores o evento é uma demonstração de fé e um momento de agradecer ao santo padroeiro. A procissão é acompanhada também em terra, pela população.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais