> >
Prefeituras do ES agendam vacinação para profissionais fora da linha de frente

Prefeituras do ES agendam vacinação para profissionais fora da linha de frente

Profissionais de saúde que atuam em Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha podem agendar a vacinação nos sites das prefeituras

Publicado em 21 de fevereiro de 2021 às 20:55- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina Coronavac
Vacinação com a Coronavac contra a Covid-19. (Carlos Alberto Silva)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

As prefeituras da Grande Vitória estão agendando a data e horário de vacinação para profissionais de Saúde que não estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus. O serviço está disponível nos sites das prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Na Capital, o agendamento on-line foi iniciado neste domingo (21) no link www.agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line. A vacinação será iniciada nesta segunda (22).

"Para os trabalhadores ativos da Saúde com 60 anos ou mais, a ação será unidade de saúde da Praia do Suá. Para os demais trabalhadores ativos da Saúde, a vacinação será realizada nas Unidades de Saúde Maruípe, Vitória e Santo Antônio”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

Em Cariacica, além dos profissionais da Saúde, os idosos acima de 85 anos também podem agendar a imunização por meio do site http://vacina.cariacica.es.gov.br. A prefeitura reforça que somente serão vacinadas as pessoas que comprovarem, no momento da vacinação, através dos documentos exigidos, o vínculo ao grupo para qual foi feito o agendamento.

"Os trabalhadores da Saúde devem apresentar o crachá, contracheque, Carteira de Trabalho, além da carteira do conselho de classe. Para profissionais liberais, é pedido o extrato do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde", informou a administração municipal, por nota.

A partir desta segunda-feira (22), Cariacica oferece 16 salas de vacina. As unidades básicas de saúde que irão oferecer a dose são: Itaquari; São Francisco; Flexal II; Cariacica Sede; Santa Fé; Rio Marinho; Novo Brasil; Bela Vista; Jardim Botânico; Mucuri; Nova Rosa da Penha II; Nova Brasília; Oriente; Santa Bárbara; Vila Graúna; e Bela Aurora.

Em Vila Velha, o agendamento é realizado através do site https://www.vilavelha.es.gov.br/agendaonlinevacinacao/Index.aspx. A prefeitura informou que novas vagas devem ser disponibilizadas nos próximos dias.

A Secretaria de Saúde de Serra informa que está seguindo as diretrizes pactuadas com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O município afirma que a imunização é exclusiva dos trabalhadores ativos da saúde acima de 60 anos de idade e o agendamento é feito através do site http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

"Para isso, foram disponibilizadas 3.000 doses de vacina Covid-19, para as Redes de Frio Municipais, o município articulará junto aos Conselhos de Classe do seu território a vacinação. Os Conselhos de Classe deverão providenciar a listagem dos profissionais de saúde ativos da sua respectiva categoria que tenham idade acima de 60 anos para receberem a imunização", detalhou, por nota.

TRABALHADORES DA SAÚDE

De acordo com a definição do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais que possuam Código Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Compreende tanto os profissionais da saúde - médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

São considerados trabalhadores de apoio os recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como por exemplo, cuidadores de idosos, doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais