> >
Prefeito faz apelo para conseguir camas hospitalares para pacientes no ES

Prefeito faz apelo para conseguir camas hospitalares para pacientes no ES

Apontado com um dos epicentros da variante mais letal da Covid-19 no Estado, o munícipio de Barra de São Francisco pretende abrir uma unidade para atender pacientes com a doença, mas não está conseguindo o equipamento básico

Publicado em 28 de março de 2021 às 16:08- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Leitos Exclusivos HGL para pacientes com novo coronavírus
Leito de hospital: cidade quer abrir mais vagas para atender pacientes em estado grave, mas tem encontrado dificuldades. (Felipe Tozatto)

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, fez um apelo por ajuda para que o município consiga camas hospitalares para abrir uma unidade de atendimento para pacientes com coronavírus. Vivendo uma explosão de casos de Covid-19, a cidade é apontada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) como um dos epicentros da variante britânica do vírus.

Segundo o prefeito, o município até dispõe de recursos financeiros para comprar os equipamentos, mas a administração municipal não está conseguindo fornecedores de camas hospitalares. A situação fez Enivaldo apelar para ajuda de quem tiver disponibilidade de colaborar.

“Estamos precisando de camas de hospital, para comprar ou alugar, com muita urgência. Nos ajude nesta tarefa e mande mensagem que mandamos buscar”, escreveu Enivaldo em suas redes sociais.

Prefeito faz apelo por camas hospitalares em Barra de São Francisco. (Reprodução de rede social)

Como noticiou o colunista Leonel Ximenes, o município está implantando um centro de atendimento e internação para pacientes com a Covid-19. Segundo o prefeito, a cidade precisa de 100 camas hospitalares para o espaço, mas desse total só conseguiu 10 unidades até agora.

A intenção da prefeitura é desafogar o atendimento no Hospital Estadual Alceu Melgaço Filho. A unidade está há alguns dias com ocupação máxima de seus leitos para tratar de pacientes com a Covid-19.

Barra de São Francisco contabiliza 3.013 casos do coronavírus desde o início da pandemia, sendo que 98 pacientes morreram em decorrência da doença, de acordo com o informado no Painel Covid-19, com dados até sábado (27). No município, a taxa de letalidade é de 3,3%, acima da média no Estado, que está em 1,9%.

Além de prefeito, Enivaldo dos Anjos é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do ES
Enivaldo dos Anjos é  prefeito de Barra de São Fransisco. (Ales/Divulgação)

Ainda de acordo com dados do sistema, mesmo faltando quatro dias para março de 2021 acabar, o número de casos do novo coronavírus no mês já é o maior desde o início da pandemia em Barra de São Francisco, com 660 registros. Em fevereiro, foram 274 pacientes confirmados com a doença no município.

Em relação aos óbitos, março também lidera entre os registros. são 29 mortes em 27 dias. Antes, o mês com mais óbitos havia sido novembro de 2020, com 12 mortes.

EPICENTRO DA VARIANTE NO ES

A situação foi revelada por um estudo do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), com base nas amostras de doentes da Covid-19, apresentado na segunda-feira (22) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

CIDADE VIVE FECHAMANTO TOTAL E TOQUE DE RECOLHER 

Barra de São Francisco passou a adotar, a partir da última quarta-feira (24), normas mais restritivas de isolamento social para o controle da Covid-19 em relação aos demais municípios do Estado, que já vivem um período de quarentena determinado pelo governo estadual.

Barra de São Fransdcio
Barra de São Francisco . (Reprodução )

Entre as medidas mais duras impostas estão a determinação do toque de recolher para todos os moradores entre 20h e 6h e o fechamento de todo o comércio e da indústria. Somente farmácias e supermercados estão autorizados a funcionar, mas, ainda assim, apenas por meio de entregas.

O QUE DIZ A SESA?

Procurada para falar sobre o pedido de camas hospitalares em Barra de São Francisco, a Secretaria de Estado da Saúde ainda não se manifestou. Assim que houver um posicionamento, essa matéria será atualizada.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais