> >
Por que baleias estão morrendo no litoral do Espírito Santo?

Por que baleias estão morrendo no litoral do Espírito Santo?

Só no último sábado (08), dois filhotes foram encontrados encalhados em praias do Estado

Publicado em 11 de agosto de 2020 às 12:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Baleias jubarte em passagem pelo ES
Baleias jubarte em passagem pelo ES . (Leonardo Merçon)

Dois filhotes de baleia jubarte foram encontrados encalhados no último sábado (8) em praias do Espírito Santo. A situação, segundo um pesquisador, é normal e se deve ao aumento da população da espécie.

Todos os anos, no período de junho a novembro, os animais saem das águas geladas da Antártida, onde se alimentam, e nadam milhares de quilômetros em direção às águas quentes do banco de Abrolhos, entre o Norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia, para se reproduzirem.

O projeto Amigos da Jubarte monitora a passagem das baleias pela costa do Espírito Santo desde 2014. O coordenador do projeto, Thiago Ferrari, explicou que a população da espécie vem aumentando e, consequentemente, há mais registros de encalhe do animal no estado.

“No final da década de 80, quando foi declarada a proibição da caça de baleia, o grupo de baleias jubarte foi contabilizado com menos de mil indivíduos. Ou seja, as jubarte estavam praticamente extintas no Brasil. Por causa da proibição e dos esforços para conservação, atualmente temos um grupo de mais de 25 mil visitando o nosso litoral”, informou Ferrari.

Por causa desse aumento populacional, o pesquisador explicou que é natural e esperado que a mortalidade do grupo aumente. O principal fator para as mortes são causas biológicas.

Filhote de baleia jubarte apareceu morto em Guarapari
Filhote de baleia jubarte apareceu morto em Guarapari. (Reprodução/TV Gazeta)

“Aqui é principalmente por causas biológicas, mas o principal entrave para a conservação de baleias jubarte no âmbito global é a caça. Porém, a gente tem que ter o cuidado com outras questões que é a indústria pesqueira, exploração de petróleo em água profunda, turismo, embarcações em lanchas rápidas e todas atividades que geram impacto”, disse.

Ferrari ainda aconselha que, caso uma baleia seja encontrada encalhada, a população não deve tentar devolvê-la para o mar. Isso pode agravar o quadro de saúde dela. A orientação é que o morador ligue para o serviço de monitoramento de praia pelo número 0800-39-5005.

“Eu costumo dizer que é parecido com um atendimento de um acidentado no trânsito: mexer porque pode piorar o estado de saúde da vítima. É a mesma coisa com os animais marinhos. Existe um programa de monitoramento de praias vigente no Espírito Santo onde as pessoas podem entrar em contato e solicitar a presença desses técnicos especializados que sabem os protocolos de atendimentos”, alertou o coordenador.

O coordenador explicou que quando o animal morre após o encalhe, ele é levado para a necropsia, que aponta a causa da morte. Cada região do estado tem um centro para a análise. Quando a baleia já chega em estado de decomposição, não é possível saber o motivo do óbito.

Com informações do G1 ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais