> >
PM, PC, Guarda e Bombeiros vão fiscalizar comércio na Grande Vitória

PM, PC, Guarda e Bombeiros vão fiscalizar comércio na Grande Vitória

Decisão ocorre após exposição de dados que evidenciam o grau de risco em locais do Espírito Santo. Ação conjunta vai reforçar fiscalização

Publicado em 4 de maio de 2020 às 17:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio fechado por causa do coronavírus no Centro de Vila Velha
Comércio fechado por causa do coronavírus no Centro de Vila Velha. (Carlos Alberto Silva)

Na contramão das decisões do poder público e de recomendações de entidades de saúde, parte da população ainda não segue o distanciamento social, forma estabelecida para combate à Covid-19. Para isso, a Polícia Militar, com auxílio da Polícia Civil, Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, irá intensificar a fiscalização no setor do comércio, que deve permanecer fechado até o próximo dia 10 em áreas de alto risco de contágio. O anúncio do reforço foi feito no último sábado (2), em entrevista coletiva do Governador Renato Casagrande.

Desde a chegada do novo coronavírus no Espírito Santo, foi determinado por decreto estadual que apenas comércios essenciais funcionem durante a pandemia. Responsável pela fiscalização há mais de um mês, a Polícia Militar agora trabalhará em conjunto. A decisão de intensificar o supervisionamento ocorreu após uma exposição de dados que devem guiar as decisões rumo ao cumprimento do distanciamento social. Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o CBN Cotidiano, da Rádio CBN Vitória, o Subsecretário de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, explicou.

"As ações já estão acontecendo desde o início de março, PM e PC já trabalham neste formato. Agora, a partir do final de semana, após uma apresentação de dados (Business Intelligence) ao governador, conseguimos ver o tamanho do problema, que nos orientam a uma gestão fiscalizatória. Foi determinada uma intensificação da fiscalização", detalhou.

Ainda segundo o Subsecretário, o novo formato de fiscalização poderá beneficiar gestores municipais e o próprio governador a tomarem decisões quanto às medidas de combate ao novo coronavírus.

"Estamos destacando profissionais para darem atenção à fiscalização, um foco e atenção exclusiva à Covid-19. Agentes possuem orientação do que se deve ou não fazer, como ajudar para que se crie uma cultura de cumprimento de regras. O incremento da força deve auxiliar gestores na tomada de decisões", destacou Pacífico.

Questionado sobre um dos pontos de maior atenção, as praias da Grande Vitória, em específico os calçadões, local propício ao exercício físico, mas com alto risco de contágio, o Subsecretário de Estado de Integração Institucional disse que é preciso "cumprir o decreto".

"Precisamos entender que é preciso cumprir o decreto. Há ainda falta de conhecimento geral, muita dúvida. Verificamos no dia a dia a imprensa falando sobre, campanhas publicitárias, todos querendo ajudar. A verdade é que o que deve ser feito é cumprir o decreto. As informações estão disponíveis", respondeu.

Sem mais detalhes, Guilherme Pacífico ainda disse que punições estão previstas para os que descumprirem as regras de distanciamento social.

"Estamos dosando muito a questão da punição, vimos aberrações no Brasil. Vamos trabalhar intensamente para fortalecer o DNA de cumprimento das regras, esse é o nosso foco principal. Aos que insistirem, estes terão suas sanções, tanto administrativas, como criminais."

Denúncias sobre estabelecimentos comerciais abertos em período de isolamento social podem ser feitas ao Ciodes (190). Guilherme Pacífico detalha que um número próximo a 70% das denúncias recebidas são de irregularidades no comércio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais