> >
Passagem de ônibus do Transcol já pode ser paga com QR Code; veja como

Passagem de ônibus do Transcol já pode ser paga com QR Code; veja como

É necessário fazer o download do aplicativo Kim, realizar o cadastro na plataforma e adquirir um saldo suficiente para conseguir entrar no coletivo; veja passo a passo de como funciona

Publicado em 7 de novembro de 2022 às 08:55

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Por meio do aplicativo Kim é possível pagar a entrada no Transcol usando QR Code
Por meio do aplicativo Kim é possível pagar a entrada no Transcol usando QR Code. (Reprodução)

O pagamento de passagens de ônibus no Sistema Transcol com QR Code já está valendo. Antes, somente com o Cartão GV era possível utilizar o transporte público na Grande Vitória. Agora, com a novidade, a tarifa para entrar no coletivo pode ser paga por meio de um novo aplicativo, segundo a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

Para realizar o pagamento de passagem do Transcol via QR Code é necessário baixar o aplicativo Kim, disponível na Google Play e na Apple Store. Depois, o usuário precisa fazer um cadastro, com e-mail, senha e informações pessoais. Durante o processo, é enviado um código por SMS para confirmar o acesso. 

No aplicativo Kim é possível pagar a entrada no Transcol usando QR Code
Por meio do aplicativo Kim é possível pagar a entrada no Transcol usando QR Code. (GV Bus)

Assim que o cadastro é concluído e aprovado, o aplicativo já reconhece que o usuário está na Grande Vitória e aparece o símbolo do Cartão GV com as opções "Recarga Cartão Transporte"  e "QR Code Transporte". É possível, então, recarregar o próprio cartão ou gerar um QR Code para conseguir entrar no coletivo. 

Ao optar pelo QR Code, o usuário poderá pagar uma única passagem (R$ 4,20) ou realizar uma compra maior e guardar o saldo. Para o pagamento é aceito PIX e cartão de crédito e débito. 

Com saldo suficiente, basta entrar no coletivo e se dirigir ao validador onde o usuário aproxima o Cartão GV para passar a catraca. A partir de agora, o monitor mostra também um informativo ao lado de um código QR Code. É necessário encostar o dedo nele e então a opção de pagamento com QR Code abrirá.

O usuário então terá o tempo de 30 segundos para aproximar o celular do validador, para que seja feita a leitura do código no smartphone do passageiro. 

  • Pagamento com QR Code no Transcol já está valendo

    01

    Baixe e se cadastre no aplicativo Kim

    É necessário fazer um cadastro com a identificação e outras informações pessoais.  Após conclusão do cadastro, já aparece o símbolo do Cartão GV com as opções "Recarga Cartão Transporte" e "QR Code Transporte". 

  • Pagamento com QR Code no Transcol já está valendo

    02

    Faça uma recarga

    É necessário ter saldo suficiente para, pelo menos, uma passagem do Sistema Transcol (R$ 4,20). Para o pagamento é aceito PIX e cartão de crédito e débito.

  • Pagamento com QR Code no Transcol já está valendo

    03

    Passe o dedo na opção QR Code no validador

    No validador, já dentro do coletivo, passe o dedo e selecione a opção pagar com QR Code. 

  • Pagamento com QR Code no Transcol já está valendo

    04

    Aproxime o QR Code do validador

    Aproxime o QR Code que aparece na tela do seu aplicativo Kim da seta amarela mostrada no validador do Transcol. 

Passagem de ônibus do Transcol já pode ser paga com QR Code

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais