> >
Ônibus do Transcol serão usados para transportar profissionais da saúde

Ônibus do Transcol serão usados para transportar profissionais da saúde

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (25) durante pronunciamento do governador Renato Casagrande, que prorrogou a quarentena até o dia 4 de abril, Domingo de Páscoa

Publicado em 26 de março de 2021 às 10:42- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Passageiros esperando o Transcol no Terminal de Laranjeiras, Serra
Ônibus do Transcol na Grande Vitória. (Ricardo Medeiros)

Parte da frota dos ônibus Transcol será usada para transportar trabalhadores que atuam em serviços públicos de saúde na rede pública do próximo domingo até o dia 4 de abril, Domingo de Páscoa, quando o transporte coletivo ficará suspenso no Estado. 

Já os demais serviços essenciais – como hospitais particulares, mercados e farmácias – devem se organizar para fazer o transporte dos próprios trabalhadores. As medidas visam conter o avanço da pandemia da Covid-19. O Estado segue em risco extremo.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira durante pronunciamento do governador Renato Casagrande, que prorrogou a quarentena até o dia 4 de abril, Domingo de Páscoa, e suspendeu o transporte coletivo. O decreto que prorroga a quarentena diz que "fica permitido o funcionamento do Transcol e do transporte público coletivo municipais para o transporte de trabalhadores da saúde e para o atendimento de pessoas com deficiência que necessitem de locomoção para serviços de saúde".

De acordo com o governo do Estado, as secretarias da Saúde (Sesa) e de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) estão montando a logística para garantir que os serviços não sejam prejudicados pela suspensão temporária do transporte coletivo. Segundo a Semobi, as pastas ainda estão definindo como será esse transporte.

Em entrevista à CBN Vitória na manhã desta sexta-feira (26), o secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel, reforçou que o que está definido até o momento é o uso dos ônibus do Transcol para o "transporte de profissionais da saúde do setor público". Quanto aos trabalhadores da saúde da rede privada e outras medidas sobre como será o uso do transporte público durante o período de suspensão, as ações estão sendo discutidas e serão anunciadas.

SUSPENSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

Dentre o aumento das medidas restritivas anunciadas pelo governador Renato Casagrande, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), está a suspensão da circulação dos ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais a partir do próximo domingo (28).

"Estamos suspendendo o transporte público municipal e o metropolitano. O Transcol será suspenso entre 28 de março e 4 de abril. Estamos suspendendo transporte intermunicipal e interestadual. A rodoviária vai ser fechada. Transporte ferroviário também será suspenso. O transporte de carga continua", afirmou no pronunciamento.

No entanto, o governo do Estado anunciou que vai restringir e suspender linhas que atendam as praias já a partir deste sábado (27). A informação consta em edição extra do Diário Oficial do Estado publicada nesta quinta-feira (26) e que já traz todas as regras de restrição atualizadas para a prorrogação da quarentena – até o dia 4 de abril.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais