> >
No Dia de Iemanjá, píer fica às escuras na orla de Camburi, em Vitória

No Dia de Iemanjá, píer fica às escuras na orla de Camburi, em Vitória

Frequentadores do local registraram imagens do píer, onde está instalada a estátua da “Rainha do Mar”, às escuras na noite desta quarta (2). Reportagem procurou a prefeitura

Publicado em 2 de fevereiro de 2022 às 21:06- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

No Dia de Iemanjá, celebrado nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, leitores de A Gazeta registraram imagens do píer na orla de Camburi, em Vitória, onde está instalada a estátua da “Rainha do Mar” às escuras. Normalmente, segundo frequentadores da orla de Camburi, a estrutura fica iluminada. Durante o dia e também à noite, o local ficou repleto de visitantes.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que, assim que comunicada, uma equipe foi imediatamente ao local para identificar o que provocou a falha na iluminação. Ainda de acordo com a pasta, técnicos do órgão trabalharam durante a noite e madrugada para realizar a troca de um cabo que havia se rompido e terminou de ser conectado na manhã desta quinta-feira (3).

Já a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) disse que agentes de Proteção Comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) realizaram patrulhamento no local para garantir a segurança durante a noite.

No Dia de Iemanjá, píer fica às escuras em Vitória(Leitor | A Gazeta)

DIA DE IEMANJÁ

Imagens do repórter fotográfico Ricardo Medeiros, de A Gazeta, mostram os devotos e as saudações feitas à divindade durante o dia nesta quarta-feira. Uma das entidades brasileiras mais populares, Iemanjá representa as águas e é uma das figuras de maior representatividade nas culturas de matriz africana.

A estátua em sua homenagem, em Vitória, passou por alterações ao longo dos anos. Uma das mudanças foi o tom de pele. Popularizada como branca, devido ao sincretismo religioso (a união e reinterpretação de elementos de religiões diferentes para maior aceitação), tem sido cada vez mais comum ver a figura de Iemanjá representada como negra, como ocorreu na Capital.

Errata Atualização
3 de fevereiro de 2022 às 16:35

Nesta quinta-feira (3), a Prefeitura de Vitória, por meio da Setran e da Semsu, se manifestou novamente informando que o problema foi solucionado e citando a causa da falta de iluminação no Píer de Iemanjá registrado por frequentadores na noite de quarta-feira (2). O texto foi atualizado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais