> >
MPES notifica prefeito de Venda Nova para não autorizar Festa da Polenta

MPES notifica prefeito de Venda Nova para não autorizar Festa da Polenta

Após notificação da promotoria de Justiça do município, a prefeitura acatou recomendação. Associação da festa disse que evento seria on-line e cancelou a programação

Publicado em 25 de setembro de 2020 às 19:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tombo da polenta gigante, durante a 29ªFesta da Polenta, em 2007, no Polentão, em Venda Nova do Imigrante
Tombo da polenta gigante, durante a 29ªFesta da Polenta, em 2007, no Polentão, em Venda Nova do Imigrante. (Gabriel Lordêllo - GZ)
MPES notifica prefeito de Venda Nova para não autorizar Festa da Polenta

Por conta da pandemia do novo coronavírus e das orientações para evitar aglomerações, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) notificou o prefeito de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Estado, para que o alvará que pode autorizar a realização da Festa da Polenta não seja concedido. O evento, segundo a promotoria, já tinha programação de shows e carreata.

A promotoria do município orientou que o prefeito, João Paulo Schettino Minete, não conceda o alvará que libera o evento e atividades com a presença de público, tais como shows, feiras, comícios, passeatas e afins, enquanto durar o estado de emergência em Saúde Pública, em decorrência da Covid-19. A recomendação vale inclusive para os eventos previamente autorizados, independentemente do quantitativo de pessoas.

Segundo o MPES, o órgão diz que os produtores do evento informaram a dinâmica da apresentação, marcada para os dias 09, 10, 11 e 18 de outubro, constando na programação a apresentação de show nacionais, além da parada das famílias, que é um misto de carreata com passeata, e o famoso tombo da polenta, que atrai inúmeros turistas e curiosos para a cidade.

“Essas apresentações musicais e eventos alcançam um número considerável de pessoas, não apenas no local da festa, mas em todo o entorno, indo de encontro com as proibições previstas no Decreto Estadual”, mencionou a procuradoria.

O MPES deu prazo máximo de 24 horas, contados a partir do recebimento, para que o prefeito encaminhe as providências adotadas à Promotoria de Justiça de Venda Nova do Imigrante.

OUTRO LADO

Em nota, a prefeitura de Venda Nova do Imigrante informou que recebeu, nessa quinta-feira (24), a notificação recomendatória. Após reunião da Sala de Situação, criada para o enfrentamento da Covid-19, e levando em consideração os decretos emitidos pelo Governo do Estado, foi decidido que a prefeitura vai acatar a recomendação. A diretoria da Associação da Festa da Polenta (Afepol), organizadora do evento, também participou da reunião. Um ofício informando da decisão será enviado ao MPES no prazo determinado.

Já a Afepol, divulgou nota, no final da tarde desta sexta-feira (25), dizendo que a festa seria totalmente on-line e que antes ainda de publicar a programação, a organização oficiou ao prefeito sobre o sistema da 42ª Festa – sugerindo a participação das pessoas de  casa, paradas das famílias por meio de drive-in e entregas por delivery.

A Afepol cancelou a programação da festa. Afirma ainda que em nenhum momento programou aglomeração e desde o início pediu para que as pessoas ficassem em casa, na varanda e no quintal.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais