> >
Ministério Público promove audiência online para reforçar combate à Covid-19

Ministério Público promove audiência online para reforçar combate à Covid-19

Com o objetivo de engajar a população capixaba na prevenção e no combate à doença, a instituição criou o projeto o “Pacto pela Vida”. A audiência pública virtual para debater propostas do projeto acontece sexta-feira (26), às 10 horas

Publicado em 23 de junho de 2020 às 19:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ato homenageia capixabas mortos pelo novo coronavírus na praia de Camburi, em Vitória
Ato homenageia capixabas mortos pelo novo coronavírus na praia de Camburi, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

O alto número de pessoas infectadas e mortas pelo novo coronavírus (Covid-19) no Estado, além do relaxamento nos índices do isolamento social, tem causado preocupação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Com o objetivo de engajar a população capixaba na prevenção e no combate à doença, a instituição criou o projeto o “Pacto pela Vida”.  A audiência pública virtual para debater propostas do projeto acontece nesta sexta-feira (26), às 10 horas.

Qualquer pessoa pode participar da reunião, pelo celular, tablet ou computador, desde que tenha acesso a internet. É necessário entrar na plataforma Teams, através deste link: encurtador.com.br/cmKMS. A partir das 9h30 haverá uma recepção virtual até que todos os participantes consigam acessar a plataforma. Já a audiência online, terá início às 10 horas.

A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, explicou que o Ministério Público atua instaurando procedimento de acompanhamento de politicas públicas para monitoramento das providências adotadas pelo Poder Executivo estadual. Nesse procedimento, a procuradoria-geral do MPES considerou a gravidade da crise causada pela pandemia,  sendo necessária a participação coletiva para a solução do problema. 

"Os Estados e municípios devem fazer sua parte, mas a sociedade também deve participar empenhada no propósito de todos juntos para preservarmos vidas. Devemos obedecer às diretrizes sanitárias e regras de saúde para prevenir a doença, já que não há vacina. As ações do Estado não são suficientes. Eu posso ter um leito de UTI, mas isso não é certeza que vamos sair do leito com vida. É uma loteria. Há pessoas idosas saindo com vidas, e isso é ótimo, mas também há pessoas jovens, inclusive médicos, perdendo a luta contra a doença. Precisamos conscientizar a população", afirmou.

Luciana Andrade completou que com conscientização, acredita que o Espírito Santo pode ter números melhores, comparando o estado ao Uruguai. Segundo a procuradora-geral, o sucesso só é possível quando a população se envolve obedecendo regras simples como isolamento social e higiene. 

“O sucesso no Uruguai se deu porque a população se envolveu obedecendo regras simples de medidas muito viáveis como higiene com água e sabão e uso de máscara.  Temos que cobrar o poder público, acompanhar a execução da política, mas também convocar os capixabas para um compromisso. Queremos chamar todas as representações da sociedade na audiência pública para que ela se veja representada: políticos, religiosos, pessoas do movimento negro, LGBT, as pessoas do samba, do funk e de todos os movimentos culturais...”, ressaltou.

Luciana Gomes Ferreira de Andrade toma posse como procuradora-geral de Justiça
Luciana Gomes Ferreira de Andrade, procuradora-geral de Justiça. (Assessoria/MPES)
Aspas de citação

A população está cansada, temos consciência disso, a gente quer voltar a vida normal. Mas precisamos insistir e continuar firme nesse propósito, se não a contaminação vai continuar acelerada. A gente pode ter medidas mais restritivas,  mas será que precisamos propor uma ação para o juiz mandar a pessoas para casa? Com polícia prendendo quem sai? Cada um de nós pode ter livre arbítrio de obedecer as regas

Luciana Andrade
Procuradora-geral de Justiça
Aspas de citação

REUNIÕES VIRTUAIS COM REGIÕES MAIS AFETADAS

Na última segunda-feira (22), Luciana Andrade realizou reuniões virtuais com os promotores de Justiça das regiões SulSerrana e Norte do Espírito Santo, locais onde a Covid-19 tem se propagado com velocidade nos últimos dias. De acordo com o MPES, o foco das conversas foi o projeto Pacto pela Vida. Já na próxima quarta-feira (24), a reunião virtual será com os promotores de Justiça da Região Metropolitana.

Segundo o MPES, durante as reuniões a procuradora-geral de Justiça explica aos promotores a dinâmica da audiência virtual, que será realizada pela plataforma Teams, além de orientá-los a reproduzirem, a partir da próxima semana, uma mobilização nos municípios.

MAIS FISCALIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

Ainda de acordo com a procuradora-geral de Justiça, há duas semanas o MPES expediu uma série de notificações recomendatórias para que os municípios cumpram as medidas contra o coronavírus, por meio de fiscalização. "Estamos cobrando que os municípios vão a comércios, campos de futebol, praças, e etc, para orientar a população para que cumpram essas regras", disse.

Luciana Andrade reforçou a importância do diálogo com a população para garantir o isolamento social e a obediência às regras sanitárias, como o uso de máscaras e a correta higienização, sobretudo das mãos. Ela destacou que é possível compatibilizar atividades da vida cotidiana com medidas simples e eficazes.

“Estamos convidando todos os segmentos, representantes de religiões, poderes constituídos, movimentos comunitários, associações, a sociedade em geral para engrandecer a pluralidade, a diversidade. Todos são importantes nessa união de forças pela vida. Temos que despertar na população a autorresponsabilidade. A judicialização não resolve tudo. Precisamos manter o caminho de convencimento, de insistência e de cooperação”, completou a procuradora-geral de Justiça.

USO DE CLOROQUINA

Durante reunião da última segunda ( 22), a procuradora-geral de Justiça destacou que várias das medidas implementadas pelos poderes Executivo estadual e municipais teve atuação direta do MPES. A mais recente foi quanto ao uso da cloroquina para tratamento de pacientes com Covid-19. Luciana Andrade informou que se reuniu com o governador Renato Casagrande para discutir esse assunto, além de conversar com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

“Conversei muito com eles. Ressaltei a importância de preservar a autonomia do médico no exercício de sua atividade profissional, ou seja, do especialista de saúde analisar se é o caso de prescrever ou não qualquer remédio, inclusive a cloroquina, sempre com as cautelas de praxe. O governador, destaco, está sempre sensível a escutar e isso é muito importante para a consolidação democrática em nosso Estado. O diálogo foi fundamental para o secretário de Saúde expedir circular para os municípios, em sua autonomia, baixarem ou não seus protocolos com as regras para o uso dessa medicação, e, inclusive, de solicitarem ao Estado o fornecimento do remédio, conforme o seu estoque”, informou.

COMO PARTICIPAR?

Qualquer pessoa pode participar da reunião, pelo celular, tablet ou computador, desde que tenha acesso a internet. É necessário entrar na plataforma Teams, através deste link: encurtador.com.br/cmKMS. A partir das 9h30 haverá uma recepção virtual até que todos os participantes consigam acessar a plataforma. Já a audiência online, terá início às 10 horas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais