> >
Menino fica ferido após ser atacado por quatro cachorros em Cariacica

Menino fica ferido após ser atacado por quatro cachorros em Cariacica

André Vitor estava voltando de um supermercado quando foi atacado na manhã desta quarta-feira (8). Dono dos animais foi levado para a delegacia

Publicado em 8 de dezembro de 2021 às 18:21- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Um menino de apenas oito anos foi atacado por quatro cachorros enquanto andava no bairro Porto de Santana, em Cariacica, na manhã desta quarta-feira (8). Ele havia acabado de sair de um mercado e foi socorrido pela avó. Devido às mordidas, a criança ficou com uma perna bastante ferida (veja vídeo acima) e pode precisar passar por cirurgia.

Segundo a família de André Vitor, tudo aconteceu por volta das 10h. "Ele estava sozinho e disse que tinha esquecido o cartão em casa. Quando ele estava indo buscar, foi atacado", contou a técnica em enfermagem Rakel de Oliveira, prima do menino. O ataque aconteceu praticamente em frente à casa da avó da criança.

Aspas de citação

Minha avó estava na varanda com uma amiga quando viu ele ser atacado e saiu correndo para acudir. Por isso que ele não ficou mais ferido. Foram quatro cachorros em cima dele. Poderia ter sido pior

Rakel de Oliveira
Prima da vítima e técnica de enfermagem
Aspas de citação

Com a perna ensanguentada e cheia de arranhões, o menino foi socorrido por parentes para um hospital particular em Cariacica. Depois do primeiro atendimento, ele foi levado para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, onde seria avaliado por um cirurgião pediátrico.

"Fomos orientados a encaminhá-lo para ter um atendimento mais especializado. Pelo que podemos constatar, a perna está inchada e muito vermelha", detalhou Rakel. Devido ao susto do ataque, a avó de 79 anos também passou mal, mas tomou um remédio para pressão e já está bem, segundo a família.

Alguns dos cachorros que atacaram o menino ainda ficaram soltos durante parte desta quarta-feira (8), em Porto de Santana, Cariacica
Alguns dos cachorros que atacaram o menino ainda ficaram soltos durante parte desta quarta-feira (8), em Porto de Santana, Cariacica. (Rakel de Oliveira)

CACHORROS TÊM DONO

Segundo a família do André Vitor, os quatro cachorros que atacaram o menino têm dono, mas são vistos sozinhos e soltos com frequência nas ruas de Porto de Santana. O tutor dos animais, morador do bairro, teria ainda outros cinco cães. "Eles ficam encarando, em posição de guarda", contou a prima.

Aspas de citação

Quando passa motociclista, eles vão para cima. Ficamos preocupados porque se atacou um menino, pode atacar mais pessoas. Eles rosnam muito para quem passa

Rakel de Oliveira
Prima da vítima e técnica de enfermagem
Aspas de citação

Polícia Militar afirmou que esteve no local e uma testemunha relatou que os cachorros estavam "sem focinheira e sem coleira". Após o ocorrido, o dono prendeu os cães e foi encaminhado para a Delegacia Regional de Cariacica, onde assinou um termo circunstanciado por lesão corporal culposa e foi liberado, de acordo com a Polícia Civil.

BUSCA POR VACINA ANTIRRÁBICA E SOLUÇÃO

Devido ao ataque, a família do André Vitor passou por três locais no município em busca de uma dose da vacina antirrábica (contra raiva) e não encontrou: Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquari, Pronto Atendimento (PA) de Flexal e Pronto Atendimento (PA) do Trevo de Alto Lage. 

Segundo Rakel de Oliveira, seu primo só conseguiu tomar o imunizante na Unidade Básica de Saúde de São Torquato, em Vila Velha. Além disso, parentes acionaram a Prefeitura de Cariacica para buscar uma solução à questão dos cachorros e teria ouvido que "como eles têm dono, não há nada que podia ser feito".

O QUE DIZ O MUNICÍPIO

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que segue o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. "A vacina ou o soro antirrábico só é oferecido após a avaliação feita por um enfermeiro", esclareceu. No município, o tratamento é realizado na UBS de Cariacica-Sede, na UBS de Nova Rosa da Penha II e no PA de Bela Vista. "Não há falta do imunizante", garantiu.

Já em relação aos cachorros, a prefeitura disse que, após ser notificada pela UBS ou pelo hospital que fez o atendimento, a Unidade de Vigilância em Zoonoses é acionada e passará a monitorar o animal, podendo fazer a vacinação antirrábica dele. "Caso a população flagre animais soltos nas ruas, pode acionar o Zoonoses pelo telefone (27) 3354-7032 ou pelo 162", orientou.

Menino fica ferido após ser atacado por quatro cachorros em Cariacica
Errata Atualização
9 de dezembro de 2021 às 13:23

A Polícia Civil informou que o dono dos cães assinou um termo circunstanciado (TC) por lesão corporal culposa e foi liberado. O texto foi atualizado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais