> >
Mais de 900 carros estão abandonados pelas ruas da Grande Vitória

Mais de 900 carros estão abandonados pelas ruas da Grande Vitória

Os veículos são encontrados sujos, com vidros quebrados, acumulando mato e ocupando vagas. Donos são notificados e os carros podem ser leiloados

Publicado em 7 de julho de 2021 às 11:49

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Veículos abandonados nas ruas de Vitória
Veículos abandonados nas ruas de Vitória . (Fernando Estevão )

Vidros quebrados, muita sujeira, acúmulo de mato e água. É nesse estado de abandono que estão mais de 900 veículos pelas ruas da Grande Vitória. Só na Capital são 300 carros mapeados pela prefeitura. Alguns são encontrados com pneus vazios e há situações em que nem as rodas sobram.

A identificações dos veículos é realizada pelos agentes de trânsito e também por denúncias de moradores. Os carros em situação de abandono podem ser recolhidos e até leiloados

De acordo com o  secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, antes do aviso de recolhimento, a equipe faz uma vistoria para saber o estado do veículo.

“Primeiro, nós olhamos o estado do veículo para saber se cabe a situação de abandono. Alguns pontos checados são:  vidro quebrado, ferrugem, acúmulo de água devido às chuvas. Muitos carros ocupam vagas de forma indevida e atrapalham a circulação de pessoas e veículos regulares”, explica.  

O secretário destacou que, ao ser notificado, o dono tem até 30 dias para retirar o veículo do local. Passado o prazo, a prefeitura recolhe e leva o veículo para um pátio terceirizado da prefeitura.

Em seguida, o proprietário tem mais 90 dias para recuperar o carro. Para isso, é preciso pagar as diárias  do pátio, além de toda a documentação que regulariza a circulação do veículo novamente nas ruas.

Segundo Mariano,  é neste momento que muitos donos desistem e deixam os veículos para leilão. “Antes de recolher qualquer veículo, nós fazemos o aviso. Deixamos a informação de que está sendo notificado e precisa tirar o carro daquele local em até 30 dias. Depois disso vai para o pátio. Alguns veículos estão em situação tão precária que para o dono nem vale a pena pagar", explica.

Em agosto, será realizado um leilão dos automóveis abandonados que não podem mais ser resgatados pelos antigos donos.  “Serão 44 carros leiloados. Eles já passaram por todo o processo e estão aptos para serem vendidos”.

Veículos abandonados nas ruas de Vitória
Veículos abandonados nas ruas de Vitória . (Fernando Estevão )

VILA VELHA 

Em Vila Velha, há cerca de 300 carros abandonados nas ruas, de acordo com a prefeitura. Antes da remoção,  é feito uma análise dos veículos, levando em consideração fatores como ferrugem, vidros quebrados, interior muito danificado, pneus vazios ou ausência de pneus ou rodas.

Caso seja avaliado como abandonado, o município faz o auto de verificação no local e o veículo é removido e levado ao pátio do Detran conveniado ao município. Na ocasião, o proprietário do automóvel não é autuado com multa, mas caso o carro seja guinchado é preciso pagar uma taxa.

CARIACICA 

Em Cariacica,  foram atendidas 17 denúncias de veículos abandonados de janeiro a maio deste ano. Segundo a Gerência de Trânsito, da Secretária Municipal de Defesa Social (Semdefes), os carros recolhidos são aqueles que apresentam estado de conservação que oferecem risco à saúde ou à segurança da população, e destacou também que a fiscalização é realizada pelos agentes de trânsito e fiscalização de posturas.

A prefeitura do município informou, por nota, que os proprietários dos veículos podem ser multados, com penalidade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No primeiro momento, a responsabilidade de retirar o veículo é do dono que foi notificado. Em seguida, o carro pode ser removido por agentes de trânsito, Polícia Militar ou Polícia Rodoviária Federal.

SERRA

A Prefeitura da Serra destacou que, no momento, 300 veículos encontram-se na situação de abandono. Recentemente, o município assinou convênio com o Detran para recolher os carros.

Com informações da TV Gazeta.

Veículos abandonados nas ruas de Vitória (Fernando Estevão )

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais