ASSINE

Lagarta parecida com cobra chama a atenção em fazenda do ES

De acordo com biólogos, a mudança da aparência é um mecanismo de sobrevivência do animal contra predadores

Colatina / Rede Gazeta
Publicado em 26/02/2021 às 10h36
Moradora flagra lagarta que se
Lagarta com a cabeça parecida com a de cobra chamou atenção em fazenda. Crédito: Telespectador | TV Gazeta Norte

Uma família capixaba foi surpreendida quando se deparou com uma lagarta "diferente". O animal parecia uma cobra e assustou quem viu. O vídeo foi gravado em um sítio de Fundão, na Região Metropolitana de Vitória, e encaminhado para a TV Gazeta .

De acordo com especialistas, o fenômeno que surpreendeu a família capixaba é conhecido como mimetismo. O biólogo Luciano Cabral explicou que esse é um mecanismo utilizado por alguns animais imitando outra espécie. Os animais usam dessa habilidade para escapar do ataque de possíveis predadores.

Outro biólogo consultado, Fabricio Borghi Folli reforçou a explicação e destacou que as lagartas adquirem essa forma sempre que ameaçadas. “Trata-se de uma lagarta do gênero hemeroplanes. São características de defesa. Ela se assemelha a outro animal para espantar o seu predador pela aparência de uma serpente. Toda vez que se sentir ameaçada, ela adquire essas características", contou.

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.