> >
Lagarta parecida com cobra chama a atenção em fazenda do ES

Lagarta parecida com cobra chama a atenção em fazenda do ES

De acordo com biólogos, a mudança da aparência é um mecanismo de sobrevivência do animal contra predadores

Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 10:36- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Moradora flagra lagarta que se
Lagarta com a cabeça parecida com a de cobra chamou atenção em fazenda. (Telespectador | TV Gazeta Norte)

Uma família capixaba foi surpreendida quando se deparou com uma lagarta "diferente". O animal parecia uma cobra e assustou quem viu. O vídeo foi gravado em um sítio de Fundão, na Região Metropolitana de Vitória, e encaminhado para a TV Gazeta .

De acordo com especialistas, o fenômeno que surpreendeu a família capixaba é conhecido como mimetismo. O biólogo Luciano Cabral explicou que esse é um mecanismo utilizado por alguns animais imitando outra espécie. Os animais usam dessa habilidade para escapar do ataque de possíveis predadores.

Outro biólogo consultado, Fabricio Borghi Folli reforçou a explicação e destacou que as lagartas adquirem essa forma sempre que ameaçadas. “Trata-se de uma lagarta do gênero hemeroplanes. São características de defesa. Ela se assemelha a outro animal para espantar o seu predador pela aparência de uma serpente. Toda vez que se sentir ameaçada, ela adquire essas características", contou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais