Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Linhares

Justiça condena pais adotivos que abandonaram filha no ES

Eles deverão pagar indenização de R$ 50 mil depois de "abandonarem afetivamente" a filha; adoção aconteceu quando ela tinha apenas um ano

Publicado em 13 de Setembro de 2022 às 18:42

Viviane Maciel

Publicado em 

13 set 2022 às 18:42
Os pais adotivos de uma menina de nove anos foram condenados pela Justiça a pagar uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, após abandonarem a filha, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A criança foi adotada em 2016, quando tinha apenas um ano de idade.
Segundo o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), os pais adotivos passaram por todo o estágio de convivência sem manifestar desistência da adoção. No entanto, em abril de 2021, eles resolveram "não mais exercer o compromisso e os deveres familiares em relação à filha" e desistiram da adoção.
Pais adotivos são condenados a pagar indenização por abandonar criança no ES
Pais adotivos são condenados a pagar indenização por abandonar criança na Região Norte do Espírito Santo Crédito: Pixabay
Neste ano, o MPES ajuizou a ação de destituição do poder familiar, e a menina foi encaminhada ao serviço de acolhimento institucional. O promotor do caso, Cleander César da Cunha Fernandes, entendeu que, após todos os anos de convívio, os pais abandonaram afetivamente a criança.
A decisão por indenizar a criança foi tomada pela Justiça da Infância e Juventude da Promotoria de Justiça de Linhares e, de acordo com o MPES, “possibilitou atenuar o sofrimento da vítima. Da mesma forma, promoveu sanção ao ofensor, desestimulando-o a praticar novamente atos lesivos a terceiros”.
Segundo o Ministério Público Estadual, também tramita na Justiça uma ação com pedido de alimentos provisórios fixados em um salário mínimo, com o objetivo de assistir a criança.

Correção

13/09/2022 - 8:41
Inicialmente, o texto trazia a informação de que a família e a criança tiveram oito anos de convívio. No entanto, a menina – que foi adotada quando tinha um ano – sofreu o abandono antes de completar nove anos (idade atual dela). O título e o texto foram corrigidos.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

O município de Vila Velha registrou virada de votos em oito bairros
Em Vila Velha, Pazolini venceu em 49 bairros e Ricardo em 8 no 2º turno; veja mapa
Imagem de destaque
Pesquisas erraram resultado da eleição? O que elas podem não ter captado, segundo especialistas
Imagem de destaque
Como um movimento de estudantes nascido de uma tragédia acabou com 14 anos de domínio político na Sérvia

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.