> >
Hospital São Lucas, em Vitória, realiza 1ª captação de coração da unidade em 2021

Hospital São Lucas, em Vitória, realiza 1ª captação de coração da unidade em 2021

O órgão foi destinado a um paciente da fila de transplantes do Espírito Santo. O mesmo doador ainda ajudou a salvar outras vidas com a doação córneas, rins e o fígado

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 08:24

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Hospital São Lucas, em Vitória, realiza primeira captação de coração em 2021
Hospital São Lucas, em Vitória, realiza primeira captação de coração da unidade neste ano de 2021. (Divulgação/Governo do Espírito Santo)
Vitor Gregório
Estagiário da Redação de A Gazeta / [email protected]

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória, realizou, na última quinta-feira (21), a primeira captação de coração no ano de 2021. O órgão foi destinado a um paciente da fila de transplantes do Espírito Santo.

O mesmo doador ainda ajudou a salvar outras vidas com a doação das córneas, os rins e o fígado. As córneas e os rins ficaram em território capixaba, enquanto o fígado foi enviado a um paciente compatível em Minas Gerais.

QUEBRAR UM TABU

Karla Coelho, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), comentou que as doações só podem ser feitas com o consentimento dos familiares. Dessa maneira, é fundamental que as pessoas se manifestem, ainda em vida, sobre o desejo de serem doadoras de órgãos.

Cynthia Milanez, diretora geral do hospital, reforçou sobre a importância de conversar a respeito desse assunto. “É difícil falar de morte, especialmente quando estamos saudáveis, mas é importante conversar sobre a doação de órgãos e evitar que o tema seja um tabu, afinal de contas, por mais doloroso que seja, a morte é inevitável. Entretanto, a doação é uma forma de transformar dor e sofrimento em esperança e amor para outras famílias”.

NÚMEROS SOBRE TRANSPLANTES

De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), até a última segunda-feira (25), 1.489 pacientes aguardam por um órgão no Estado, sendo 1.024 para rim, 448 para córneas, 14 para fígado e três à espera por um coração.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais