> >
Greve: Cachoeiro amanhece com lixo acumulado nas calçadas

Greve: Cachoeiro amanhece com lixo acumulado nas calçadas

Os coletores entraram em greve nesta segunda (21) e reivindicam questões trabalhistas para o retorno das atividades. Vitória e Serra também estão com o serviço suspenso

Publicado em 22 de fevereiro de 2022 às 10:19

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Os coletores entraram em greve nesta segunda-feira (21)
Os coletores entraram em greve nesta segunda-feira (21) . (Leitor| A Gazeta)

As ruas de diversos bairros de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, amanheceram nesta terça-feira (22) com sacos de lixo amontoados nas calçadas. Os coletores entraram em greve nesta segunda-feira (21) e reivindicam questões trabalhistas para o retorno das atividades.

Além de Cachoeiro, os serviços de coleta de lixo estão suspensos nos municípios de Vitória e Serra, na Grande Vitória. Estão paralisadas as atividades de limpeza urbana, coleta e tratamento de resíduos.

Moradora do bairro Nova Brasília, em Cachoeiro, Silésia de Lurdes Braga, disse que ficou sabendo por coletores que o serviço seria interrompido. “Fiquei sabendo ontem que não ia ter coleta e avisei para as pessoas aqui, para não colocarem o lixo para fora de casa, mesmo assim, o povo colocou. Acho que precisa ter consciência também, vamos aguardar a situação”, disse a moradora.

Outra moradora, do distrito de Soturno, também contou que o lixo por lá não foi recolhido e estranhou. “Estive no Centro da cidade de manhã e as sacolas de lixo que geralmente são recolhidas durante a noite, estavam nas calçadas. Não sei o que está acontecendo”, afirmou a internauta, que preferiu não se identificar.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Prefeitura de Cachoeiro informou em nota que a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços foi surpreendida com o anúncio de uma paralisação. “A secretaria salienta que toda a sua equipe própria de limpeza está nas ruas, buscando minimizar os efeitos da paralisação. Entretanto, a maior parte dos serviços ficará prejudicada, temporariamente”, diz a nota.

A prefeitura espera que o impasse seja resolvido o mais breve possível, para que todos os serviços sejam integralmente restabelecidos para a população.

A GREVE

O Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) considerou o "movimento paredista" ilegal. Comunicou que, no último mês de janeiro, fechou acordo em Convenção Coletiva de Trabalho, estando esta "registrada no Ministério Público do Trabalho, onde os trabalhadores representados pelo Sindilimpe aceitaram reajuste de 10,16%”.

A entidade destacou ainda que, entre as cláusulas aceitas, está o fornecimento de lanche por meio das empresas, composto de um pão com manteiga, uma fruta e um suco, “sendo somente na impossibilidade do fornecimento do mesmo [sic], e de escolha das empresas de limpeza urbana, a substituição por um valor correspondente em dinheiro”, acrescentou o sindicato.

O Selures afirmou "a saúde dos trabalhadores é uma prioridade". E que o funcionário não pode ficar sem o lanche antes do turno de trabalho pelo esforço da função. “Inclusive, o fornecimento do lanche foi um pleito dos próprios profissionais há anos”, pontuou.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços de Asseio, Conservação, Limpeza Pública, Urbana e Privada, Conservação de Áreas Verdes, Aterros Sanitários e Transbordos e de Prestação de Serviços em Portarias e Recepções no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES) listou as reivindicações.

As principais são: a garantia do pagamento do tíquete-alimentação em caso de afastamento pelo INSS e adicional de R$ 7,00 por dia trabalhado no tíquete referente ao café da manhã, "direito já garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho em 2022". As atividades vão permanecer paralisadas até que as empresas decidam realizar uma negociação.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais