> >
Grande incêndio em Vitória atinge área do Parque da Fonte Grande

Grande incêndio em Vitória atinge área do Parque da Fonte Grande

O fogo começou na manhã desta sexta-feira (12), em Bela Vista; Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir alguns focos, mas combate às chamas continua

Publicado em 12 de agosto de 2022 às 17:29- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

Um incêndio de grandes proporções atinge a área de vegetação do bairro Bela Vista, em Vitória, desde a manhã desta sexta-feira (12). Segundo o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), as chamas também chegaram em parte da área do Parque Estadual da Fonte Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda há fogo no local, devido ao tamanho da região de mata.

Em nota enviada na manhã deste sábado (12), o Corpo de Bombeiros informou que os trabalhos de combate continuam.

“As equipes iniciaram o combate direto, extinguindo os focos próximos, e avançaram para o alto do morro. Um helicóptero do Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (NOTAer) foi acionado para prestar apoio e, à tarde, outra equipe do Corpo de Bombeiros avançou pelo bairro Inhaguetá, para onde o fogo se alastrou. Com o uso de abafadores e bomba costal, os militares contiveram as chamas, porém, os focos estavam espalhados, impossibilitando a completa extinção.”

Em vídeos enviados por leitores de A Gazeta é possível ver, mesmo de longe, a quantidade de fumaça. "Os militares iniciaram o combate e tiveram êxito em extinguir alguns focos de incêndio. No entanto, a ocorrência segue em andamento, visto que se trata de uma extensa área de vegetação", completou a corporação, em nota.

O fogo começou na manhã desta sexta-feira (12), em Bela Vista; Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir alguns focos, mas combate às chamas continua
Imagens aéreas mostram incêndio em Vitória. (Divulgação | Notaer)

Um helicóptero do Notaer sobrevoou a região. "A gente foi acionado inicialmente para fazer um voo de avaliação. De cima é muito melhor de ter noção da amplitude, área afetada, força e intensidade desse incêndio. A gente embarca alguém dos Bombeiros na aeronave para fazer essa avaliação", explicou o major Pablo.

De acordo com Tarcísio Föeger, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, o fogo começou por volta de 11h40, na sexta. "Imediatamente nossa equipe da brigada de incêndio da Secretaria de Meio Ambiente já se deslocou ao local e começou a fazer o combate direto. Considerando que estava muito vento e a vegetação está muito seca, a gente fez até uma parte da contenção pelo lado do bairro Bela Vista, mas a equipe percebeu que existiam vários pontos de incêndio. Possivelmente, devido ao vento, esses focos se espalharam", disse. 

Ele ainda afirmou que o fogo começou na parte mais baixa do morro. "O incêndio começou fora do parque e ainda, até o final da tarde que a gente estava lá, não tinha atingido o perímetro dentro do Parque da Fonte Grande em si, mas no entorno, onde há uma área de proteção ambiental tinham sim alguns focos", explicou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais