ASSINE

Governo do ES suspende teste de Covid para grupo que não tem sintoma

A suspensão afeta as pessoas que convivem com pacientes infectados confirmados, chamadas de contatos intradomiciliares,  e que são assintomáticas

Vitória
Publicado em 27/11/2020 às 15h36
Atualizado em 28/11/2020 às 00h40
Lacen já realizou mais de 120 mil testes da Covid-19
Lacen já realizou mais de 618 mil testes da Covid-19. Crédito: Governo do Estado/Divulgação

Atualização

27 de Novembro de 2020 às 19:31

A  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) respondeu a demanda da reportagem após a divulgação desta matéria. Segundo o órgão, o aumento de casos de Covid-19 no Espírito Santo motivou a adoção da medida. As informações foram incluídas no texto.

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (27), uma portaria em que suspende por 21 dias o teste de Covid-19 para pessoas sem sintomas. O grupo, que havia sido incluído recentemente numa estratégia do governo de ampliação de testagem para a doença, é aquele formado por quem convive com pacientes infectados confirmados, chamado de contato intradomiciliar, e que são assintomáticos. 

Na publicação, a Sesa cita, entre outras referências, a nota técnica 75/2020, de setembro, quando foi estabelecido o rastreamento e monitoramento desses casos. No documento, um dos trechos ressalta que "o rastreamento de contatos é uma medida de saúde pública que visa diminuir a propagação de doenças infectocontagiosas a partir da identificação de novas infecções resultantes da exposição a um caso conhecido. Dessa forma, é possível isolar novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima geração de infecções a partir de um caso índice."

A portaria também menciona o aumento do número de novas infecções pelo Sars CoV-2 (coronavírus) registrado nas últimas semanas, o que motivou a decisão da Sesa pela suspensão temporária, segundo explica o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, em vídeo. 

Ele diz que, quando a estratégia foi adotada, o Espírito Santo estava numa fase de recuperação, com queda de casos, e havia uma média de 300 a 400 confirmações por dia. Atualmente, a quantidade de infectados passa de mil diariamente. Por esta razão, foi adotada a suspensão de 21 dias.

"Neste período, iremos anunciar novas estratégias da ampliação da testagem para a Covid-19 no Espírito Santo, para seguir interrompendo a cadeia de transmissão de maneira qualificada e tendo a capacidade de reconhecer os casos reais", destaca Nésio Fernandes. 

Desde o início da pandemia até esta quinta-feira (26), já foram realizados mais de 618 mil  testes pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), incluindo até então os casos intradomiciliares. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.