> >
Governo do ES abre novos leitos de UTIs para tratamento da Covid-19

Governo do ES abre novos leitos de UTIs para tratamento da Covid-19

O Hospital Estadual Vila Velha - Nilton de Barros recebeu 19 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes diagnosticados com coronavírus

Publicado em 10 de fevereiro de 2021 às 09:51- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Transferência
Paciente com Covid-19 chega ao hospital para ser internado. (Fernando Madeira)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

governo do Estado abriu 19 leitos de UTI no Hospital Estadual Vila Velha - Nilton de Barros na manhã desta quarta-feira (10).  As unidades serão usadas, exclusivamente, para atender a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

A ação é uma das medidas adotadas para fortalecer o sistema de saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19. No Espírito Santo, depois de praticamente três meses de aumento na pressão hospitalar, o número de internados voltou a cair, mas ainda é alto.

O governador Renato Casagrande (PSB) explicou que o Hospital Vila Velha - Nilton de Barros conta com 120 leitos - entre enfermaria e UTI. Ressaltando que as medidas de higiene e distanciamento social precisam ser mantidas, ele afirmou que a estratégia é a oferta ampliada de leitos.

Aspas de citação

Estamos com 39 leitos de UTI. Hoje estamos abrindo 19. São leitos que darão suporte ao enfrentamento e depois de vencermos a pandemia, estarão disponíveis para outras enfermidades

Renato Casagrande
Governador
Aspas de citação

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, garantiu que o governo estadual tem se preparado para atuar em cada etapa da pandemia. Ele destacou que um dos frutos positivos do trabalho foi a oferta de atendimento a pacientes de outros estados. O Espírito Santo acolheu doentes do Amazonas e Rondônia, estados onde a rede de saúde colapsou.  

"Precisamos resistir neste momento de enfrentamento à pandemia com as mesmas formas que enfrentamos no ano passado. E agora, o carnaval terá que ser diferente: ficar em casa, não passear, não se aglomerar, não ter festa clandestina e denunciar se descobrir que tem qualquer festa clandestina e aglomeração", orientou Nésio.

Na manhã desta terça-feira (9), os leitos públicos estaduais abrigavam 860 pacientes: 397 em enfermarias e 463 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o governo, é a menor quantidade desde o dia 10 de dezembro.

A redução consolidada de internações, no entanto, só aconteceu no final do mês passado. "Temos uma queda sustentada desde 25 de janeiro e estamos há uma semana com menos de 500 internados por dia nas UTIs", relatou Nésio Fernandes. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais