> >
Gigogas formam tapete verde em lagoa de Manguinhos, na Serra

Gigogas formam tapete verde em lagoa de Manguinhos, na Serra

De acordo com uma botânica procurada pela reportagem, a planta pode indicar presença de esgoto doméstico na água; Prefeitura da Serra tenta identificar a origem do problema

Publicado em 14 de agosto de 2020 às 20:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A Lagoa Maringá, em Manguinhos, na Serra, está coberta por gigogas
Lagoa Maringá, na Serra, está coberta de gigogas. (Ricardo Medeiros)

Um tapete verde formado por plantas aquáticas tomou conta da Lagoa Maringá, localizada em Manguinhos, na Serra. A espécie conhecida como gigogas pode ser indicador de poluição e, em alguns casos, prejudica organismos vivos, segundo especialistas. Os registros do fotógrafo Ricardo Medeiros mostram animais sobre a superfície e até um pneu de caminhão.

De acordo com a botânica Maria Colodete, é preciso analisar o caso de forma separada para afirmar que a poluição seja a única e principal motivadora do crescimento das plantas na lagoa da Serra. Segundo ela, em geral, há a indicação que o esgoto doméstico provoque o aparecimento das gigogas.

"É uma planta aquática, natural, que tem como processo biológico filtrar a matéria orgânica pelas raízes", explica.

Lagoa Maringá  em Manguinhos, na Serra(Ricardo Medeiros)

A especialista ressalta que as gigogas devem ser retiradas do local.

"Deve ser retirado imediatamente, mas com a elaboração de um plano, de forma parcial. A remoção não acontece de uma vez, ela pode continuar crescendo."

Segundo ela, caso haja a "tomada da lâmina de água", a entrada de luz será comprometida, atrapalhando a fotossíntese de organismos.

A reportagem de A Gazeta procurou a Prefeitura da Serra, questionando a possível influência da destinação do esgoto na formação de gigogas.

Segundo a administração municipal, a ocorrência já havia sido identificada. Por essa razão, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foram acionados para "verificar se o sistema de tratamento da região está funcionando de forma adequada", disse a prefeitura.

O município informou ainda, em nota, já ter atingido 90% da cobertura da rede de esgoto, resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP). Além disso, garantiu orientar e notificar munícipes que não destinam o material de maneira correta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais