Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Greve

Garis e coletores iniciam paralisação no ES em mobilização nacional

Principal reivindicação é a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que institui um piso salarial nacional de R$ 3.036 para os trabalhadores da limpeza urbana e regulamenta direitos da categoria

Publicado em 22 de Junho de 2026 às 06:37

Redação de A Gazeta

Publicado em 

22 jun 2026 às 06:37
Coleta de lixo
IStock

Garis, margaridas e coletores terceirizados do Espírito Santo entraram em paralisação na madrugada desta segunda-feira (22). O movimento integra uma mobilização nacional da categoria e atinge municípios da Grande Vitória e do interior do Estado.


Segundo divulgação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), a principal reivindicação é a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que institui um piso salarial nacional de R$ 3.036 para os trabalhadores da limpeza urbana e regulamenta direitos da classe.


"A paralisação tem como principal reivindicação a aprovação urgente do Projeto de Lei nº 4.146/2020. Somos uma categoria essencial à saúde pública, ao meio ambiente, à higiene urbana e ao regular funcionamento das cidades", afirmou a presidente do Sindilimpe-ES, Evani Reis.

O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2025 e aguarda votação no Senado. Além do piso salarial, a proposta prevê adicional de insalubridade em grau máximo e aposentadoria especial para os trabalhadores.


A reportagem procurou o Sindilimpe-ES para saber se a paralisação será total e se há prazo para o encerramento do movimento. Até a publicação desta matéria, o sindicato não havia respondido.

Veja Também 

Debates eleitorais exigem diversas habilidades, como poder de síntese, escuta, controle emocional e presença física.

Simulação, estudo e controle emocional: como candidatos se preparam para os debates?

Candidatos receberam doações de pessoas físicas

Quem são os maiores doadores de campanha no ES e quais candidatos mais receberam

Câmara de Vereadores de Vitória

Pauta da Câmara de Vitória é trancada mesmo com decisão judicial sobre eleição da Mesa

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
O que assistir na Netflix nesta semana? Veja 5 estreias de 21 a 27 de setembro
Imagem de destaque
'A próxima coisa que veremos é ação militar direta dos EUA em diferentes países', diz jornalista americano especializado em América Latina
Imagem de destaque
Momento Agro: médica que virou fazendeira é destaque no Cacau Fest, em Linhares

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados