> >
Filhotes de tartaruga são encontrados atravessando rua em Marataízes

Filhotes de tartaruga são encontrados atravessando rua em Marataízes

Policiais militares encontraram os pequenos animais cruzando uma rua em frente à Praia Central na noite desta segunda-feira (15). Alguns foram atropelados

Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 17:06- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Filhostes
Filhotes de tartaruga foram encontrados atravessando rua. (Reprodução/ Ricardo Galiasso)

Em vez de seguirem para o mar, tartarugas que haviam acabado de nascer foram encontradas atravessando a rua na Praia Central de Marataízes, Sul do Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (15).  Policiais militares gravaram um vídeo alertando as pessoas caso encontrem os animais.

De acordo com o policial Ricardo Galiasso a cena é incomum. “Logo no final do calçadão da Praia Central de Marataízes, na área de restinga, alguma tartaruga desovou e esses filhos estão saindo agora e estão atravessando a rua. Ontem, infelizmente, a gente passou e tinha muitos filhotes já atropelados na rua”, contou o militar.

Galiasso fez o alerta para que as pessoas levem os animais para o mar e não para casa, pois podem responder por crime ambiental.

O engenheiro de pesca do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), Luciano Almeida, contou que o período de desova das tartarugas começou em setembro e vai até março.

Ele afirmou que é comum que os filhotes fiquem desorientados quando há forte iluminação artificial próximo ao local do nascimento. “Os filhotes, quando nascem, caminham em direção à luminosidade que vai ser encontrada no mar, pela reflexão da luz da lua na água e de fitoplânctons. Quando há uma iluminação artificial forte, ela é mais atrativa que a natural e, em vez de irem para o mar, elas vão para a orla”.

A orientação, segundo o engenheiro, é acionar os órgãos responsáveis pelo número de telefone 0800 039 5005. Esse número é do projeto de monitoramento de praias.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais