Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Em vez de ir para o mar

Filhotes de tartaruga são encontrados atravessando rua em Marataízes

Policiais militares encontraram os pequenos animais cruzando uma rua em frente à Praia Central na noite desta segunda-feira (15). Alguns foram atropelados

Publicado em 16 de Fevereiro de 2021 às 17:06

Beatriz Caliman

Publicado em 

16 fev 2021 às 17:06
Filhostes
Filhotes de tartaruga foram encontrados atravessando rua Crédito: Reprodução/ Ricardo Galiasso
Em vez de seguirem para o mar, tartarugas que haviam acabado de nascer foram encontradas atravessando a rua na Praia Central de Marataízes, Sul do Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (15).  Policiais militares gravaram um vídeo alertando as pessoas caso encontrem os animais.
De acordo com o policial Ricardo Galiasso a cena é incomum. “Logo no final do calçadão da Praia Central de Marataízes, na área de restinga, alguma tartaruga desovou e esses filhos estão saindo agora e estão atravessando a rua. Ontem, infelizmente, a gente passou e tinha muitos filhotes já atropelados na rua”, contou o militar.
Galiasso fez o alerta para que as pessoas levem os animais para o mar e não para casa, pois podem responder por crime ambiental.
O engenheiro de pesca do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), Luciano Almeida, contou que o período de desova das tartarugas começou em setembro e vai até março.
Ele afirmou que é comum que os filhotes fiquem desorientados quando há forte iluminação artificial próximo ao local do nascimento. “Os filhotes, quando nascem, caminham em direção à luminosidade que vai ser encontrada no mar, pela reflexão da luz da lua na água e de fitoplânctons. Quando há uma iluminação artificial forte, ela é mais atrativa que a natural e, em vez de irem para o mar, elas vão para a orla”.
A orientação, segundo o engenheiro, é acionar os órgãos responsáveis pelo número de telefone 0800 039 5005. Esse número é do projeto de monitoramento de praias.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
STF condena Eduardo Bolsonaro por articular ações do governo Trump contra o Brasil: o que pode acontecer com ele?
Hyundai i20
Hyundai i20 chega por menos de R$ 100 mil para brigar com Onix, Polo e até com SUVs
A Chevrolet apresentou a linha 2027 do Onix, que agora conta com 14 configurações diferentes, entre as opções de carroceria hatch e sedã.
Chevrolet apresenta linha Onix 2027 com 14 versões e preços a partir de R$ 102.890

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados