Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Saúde

Febre maculosa: Boa Esperança confirma 3º caso e coleta carrapatos em comunidades

Amostras serão analisadas para verificar se os aracnídeos estão infectados pela bactéria causadora da doença; município já registrou duas mortes

Publicado em 03 de Setembro de 2026 às 12:05

Adrielle Mariana

Publicado em 

03 set 2026 às 12:05
Os materiais coletados passarão por análises que devem contribuir para uma melhor compreensão do cenário epidemiológico das áreas investigadas.
Vigilância Epipemiológica recolheu carrapatos para investigação de febre maculosa em Boa Esperança Divulgação | Prefeitura de Boa Esperança

O município de Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo, confirmou o terceiro caso de febre maculosa neste ano. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica Estadual na quarta-feira (2). 


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa infectada está recebendo atendimento médico e sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da pessoa infectada. Além dos três casos confirmados, a Prefeitura de Boa Esperança informa que outros 15 casos estão sendo investigados.

Investigação

Nas últimas segunda (31) e terça-feira (1º), equipes de saúde realizaram a coleta de carrapatos nas comunidades de Cruzeiro e Beira Rio como parte da investigação sobre a doença no município. A ação foi realizada pelas equipes da Vigilância Epidemiológica Estadual e da Vigilância Ambiental Municipal. Também serão coletadas amostras de carrapatos em áreas onde o paciente mora e circula. 


De acordo com a administração municipal, as amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), onde será verificado se os carrapatos estão infectados pela bactéria causadora da doença. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que as amostras estão em processamento e que os resultados serão avaliados em conjunto com as demais informações da investigação epidemiológica.


Os resultados serão entregues no prazo de 15 dias e deverão contribuir para a definição de ações de prevenção e proteção da população. Entre as medidas previstas está a instalação de placas de alerta em locais onde for confirmada a presença da bactéria em carrapatos.


A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população evitar contato com animais hospedeiros de carrapatos e, ao frequentar áreas de vegetação, usar roupas claras, calças compridas e calçados fechados, além de verificar o corpo após a exposição. Também destaca a importância de buscar atendimento médico quando apresentar sintomas da enfermidade.

Os materiais coletados passarão por análises que devem contribuir para uma melhor compreensão do cenário epidemiológico das áreas investigadas.
Atividade contou com a participação das equipes da Vigilância Epidemiológica Estadual e da Vigilância Ambiental Municipal Divulgação | Prefeitura de Boa Esperança
O que é a febre maculosa

Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, causada por bactérias do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos. No Brasil, duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da doença.


Os sintomas costumam surgir de dois a 14 dias após a picada do carrapato e incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor muscular, náuseas e vômitos. Entre o terceiro e o quinto dia, podem aparecer manchas vermelhas na pele, especialmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Relembre os casos anteriores

Boa Esperança registrou o primeiro caso de febre maculosa neste ano em março, após a morte da Kyara Silva Rúbia, de 2 anos. A criança morreu em 28 de janeiro, mas a confirmação da doença foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde um mês e 18 dias após o óbito.


Segundo familiares, os primeiros sintomas foram febre e, posteriormente, o surgimento de manchas pelo corpo. Inicialmente, houve suspeita de dengue e catapora.


Kyara ficou internada por dois dias no hospital local e depois foi transferida para unidades de saúde de Nova Venécia e para o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus. Com a piora do quadro, precisou ser encaminhada para um hospital em Vitória. Cerca de uma semana após o início dos sintomas, a menina morreu.


No dia 15 de agosto, outro morador do município, o proprietário rural José Vamberto Rodrigues de Medeiros, de 52 anos, também morreu em decorrência da doença.


De acordo com familiares, José tinha o hábito de frequentar áreas próximas a rios e locais com presença de capivaras. Ele começou a apresentar enjoo e falta de apetite e, dias depois, teve dores no corpo e febre. Exames apontaram queda nas plaquetas.


O homem foi atendido em uma unidade de saúde de Boa Esperança e posteriormente transferido para o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, onde morreu.

Veja Também 

Morte ocorreu no último sábado (15), e a Secretaria de Estado da Saúde investiga o caso; município já registrou outro óbito pela doença neste ano

Homem de 52 anos morre com suspeita de febre maculosa em Boa Esperança

Imagem de destaque

Criança de dois anos tem morte confirmada por febre maculosa no ES

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

O advogado Willer Tomaz
PF encontra sala secreta para guardar dinheiro em hangar usado por amigo de Flávio Bolsonaro, diz jornal
Dan Estrin, Jesse Charland, Doug Robb e Chris Hesse: a formação atual do Hoobastank
Hoobastank cancela show no ES após anunciar fim da turnê no Brasil; veja o que muda no Festival Somos Rock
Jovem bate de moto em caminhão e morre no distrito de Conduru
Motociclista morre após colidir com caminhão na ES 166, em Cachoeiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.