Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Hospital Jayme Santos Neves

Família questiona transferência de paciente na UTI para o interior do ES

João Galdino da Silva tem necessidades especiais e estava internado na UTI do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, desde 13 de janeiro. A irmã dele informou que notícia da transferência para hospital de venda Nova pegou a família de surpresa

Publicado em 10 de Fevereiro de 2021 às 20:31

Isabella Arruda

Publicado em 

10 fev 2021 às 20:31
Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra
Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra Crédito: Fernando Madeira
A notícia de que o paciente João Galdino da Silva, 58 anos, que esteve internado desde o dia 13 de janeiro pela Covid-19 no Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, seria transferido para um hospital no interior do Estado pegou a família de surpresa, nesta quarta-feira (10). Segundo a irmã dele, a professora Eliana Matias da Silva, João tem necessidades especiais. Os dois perderam a mãe há cerca de 20 dias, também vítima do novo coronavírus. Eliana ficou apreensiva com o aviso de que o irmão precisará ser encaminhado para outro centro hospitalar em Venda Nova do Imigrante, município da região Serrana do Estado.
De acordo com Eliana, a família não foi procurada nem informada com antecedência. Ela conta que o irmão sofre de epilepsia, sendo ele deficiente mental, e que está desesperada para achar uma solução, já que reside no município da Serra e o restante da família vive em Ecoporanga, no Norte do Estado — os dois locais bem distantes de Venda Nova do Imigrante. Procurada pela reportagem,  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explicou que o caso do paciente não mais se trata da Covid-19, mas demanda agora cuidados paliativos. Por isso, o paciente será transferido para o Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante, unidade que dispõe de toda assistência especializada para o paciente.
"Venda Nova é longe para nós. Estou aguardando para falar com a assistente social e ainda não consegui. Já conversei com a psicóloga do hospital para ver o que podem fazer por mim. A minha mãe cuidava dele e faleceu pela Covid, aos 78 anos, no dia 17 de janeiro, depois de 30 dias de internação", contou Eliana.
A professora conta ainda que o irmão esteve todo esse período internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. "Se tem vaga para trazer gente de outros Estados, por que têm que transferir o meu irmão? Temo que ele não resista, já perdi a minha mãe. Na UTI ele está seguro e estável, uma transferência pode ser arriscada", afirmou.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o Hospital Jayme Santos Neves é unidade de referência para casos graves e potencialmente graves do novo coronavírus, tendo recebido o paciente João Galdino da Silva no dia 13 de janeiro para tratamento da doença, e ele recebeu toda assistência necessária para o tratamento, mas neste momento necessita de cuidados para o seu perfil clínico atual.
Para a reportagem, a Sesa explicou que o paciente entrou contaminado pela Covid, mas que já finalizou o tratamento da doença, precisando agora de tratamento paliativo, sendo ele um paciente acamado, que não precisa mais de um centro de referência para o coronavírus. Segundo a Sesa, para o tratamento que ele precisa, o hospital em Venda Nova do Imigrante é o mais indicado. 

VEJA A NOTA DA SESA

"A direção do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves informa que a unidade é referência para casos graves e potencialmente graves do novo coronavírus (Covid-19), tendo recebido o paciente João Galdino da Silva, 59 anos, no dia 13 de janeiro para tratamento da doença, e recebeu toda assistência necessária para seu tratamento e, neste momento, necessita de cuidados para o seu perfil clínico atual.
A direção esclarece que durante sua internação, tanto paciente quanto familiares foram acolhidos e receberam suporte das equipes médica e multidisciplinar. O Serviço Social e a Psicologia vem acompanhando os familiares e garantindo uma escuta qualificada e humanizada, prestando todos os esclarecimentos à família e acolhido da melhor forma possível.
A Secretaria da Saúde explica que o paciente será transferido para o Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante, unidade que dispõe de toda assistência especializada para o paciente. Esclarece ainda que a transferência entre hospitais pode acontecer e é garantida pela Portaria Nº 077-R de 30 de abril de acordo com a disponibilidade de vagas."

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Tren de Aragua: como facção venezuelana na mira de Trump age no Norte do Brasil
BR 101: Contorno de Ibiraçu dá a partida para a redução dos engarrafamentos
Joel Mokyr, ganhador de metade do Prêmio Nobel de Economia 2025
O que aprendi com um Nobel de Economia: a prosperidade é uma conquista

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados