> >
Faixa sugere autoexame contra câncer de próstata e vira piada na Serra

Faixa sugere autoexame contra câncer de próstata e vira piada na Serra

Questionada sobre o assunto, que viralizou na internet, a Câmara da Serra informou que houve um equívoco por uma falha na gráfica e que a devida correção foi feita na última sexta-feira (5)

Publicado em 8 de novembro de 2021 às 19:43

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Câmara de vereadores
Faixa que sugere autoexame contra câncer de próstata vira piada na Serra. (Reprodução | Twitter)

Uma faixa utilizada pela Câmara Municipal da Serra, em referência à campanha "Novembro Azul", repercutiu e acabou virando piada na internet. O motivo foi a indicação de "autoexame" como forma de prevenção ao câncer de próstata. Nas redes sociais, internautas questionaram se a propaganda era uma montagem ou oficial.

Para desmistificar a possibilidade de um autoexame em homens para prevenir o surgimento do câncer de próstata, o médico Cláudio Borges, coordenador do setor de Urologia do Hospital das Clínicas (Hucam), esclareceu que o método não encontra respaldo científico.

Aspas de citação

Até o momento, não há nenhuma recomendação de qualquer sociedade médica, a não ser no que diz respeito aos homens a partir de 50 anos de idade, que devem procurar urologistas. No caso de histórico familiar da doença ou para pessoas de raça negra, a recomendação é antecipada para os 45 anos. Isso porque o homem leigo não tem treinamento para identificar nódulos na região, não é algo simples

Cláudio Borges
Médico urologista
Aspas de citação

Questionada sobre o assunto, a Câmara Municipal da Serra informou, em nota, que houve um equívoco na informação por uma falha na gráfica, e explicou que a devida correção foi feita na última sexta-feira (5). Além disso, o órgão reforçou a importância da campanha "Novembro Azul", que alerta sobre os cuidados necessários à saúde do homem.

Serra
Serra fez nova faixa em alusão à campanha Novembro Azul. (Câmara Municipal da Serra)
Faixa sugere autoexame contra câncer de próstata e vira piada na Serra

AUTOEXAME DOS TESTÍCULOS

Apesar de não haver disposições médicas sobre autoexame da próstata, é possível que um homem faça sozinho uma avaliação prévia quanto ao câncer de testículo. "Apesar de não haver protocolo definido, o autoexame dos testículos deve ser estimulado, pois, constitui um hábito importante para detecção precoce do câncer de testículo, o qual é bastante raro", afirmou o urologista Cláudio Borges.

Mesmo recomendável, não há um protocolo definido. "Deve ser feito em posição confortável, deitado ou em pé, com a palpação de ambos os testículos. O sinal de alerta é a presença de um nódulo (caroço). Caso isso ocorra, um urologista deve ser procurado imediatamente", disse o médico.

De acordo com Borges, o câncer de testículo costuma afetar homens jovens, entre 15 e 35 anos. "É importante que o homem conheça sua própria anatomia. Esse tipo de autoexame não é feito de maneira sistemática por se tratar de um tipo de câncer menos frequente, então não faz parte da abordagem da saúde pública", acrescentou.

CAMPANHA "NOVEMBRO AZUL"

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente em homens, segundo o coordenador da Hucam. No "Novembro Azul", deve  ser lembrada a importância do homem em cuidar da saúde e as estratégias de detecção precoce do câncer de próstata.

"Homens a partir de 50 anos (ou 45, nos casos de histórico familiar ou pele negra) devem procurar urologista para serem orientados sobre aspectos do câncer de próstata e podem também optar por realizar o rastreamento através do exame sanguíneo do PSA e do toque da próstata", finalizou o especialista.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais