> >
Espécie de baleia nunca vista no ES é filmada pela 1ª vez no mar capixaba

Espécie de baleia nunca vista no ES é filmada pela 1ª vez no mar capixaba

Na semana passada, uma baleia-minke-anã foi vista no litoral da Grande Vitória segundo registro divulgado nesta terça-feira (20) pelo projeto Amigos da Jubarte, que monitora a passagem dos cetáceos na costa capixaba

Publicado em 21 de julho de 2021 às 13:03

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Baleia
Pela primeira vez uma baleia-minke-anã foi oficialmente avistada no litoral do Espírito Santo. (Jubarte.lab/Divulgação)

Pela primeira vez, uma baleia-minke-anã (Balaenoptera acutorostrata) foi registrada em imagens por um projeto nadando tranquilamente e com saúde nos mares da plataforma da Grande Vitória, no litoral capixaba. O registro foi feito na semana passada pelos pesquisadores do Jubarte.Lab durante uma campanha de monitoramento por drones de cetáceos, mostrando que não é apenas de jubartes que é feito o mar capixaba.

Registros como esse demonstram a biodiversidade marinha do litoral do Espírito Santo e são feitos graças ao Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Tubarao (PMC-PT), criado e executado pelo projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil.

Um macho adulto da espécie em questão pode chegar a ter até 5,5 metros de comprimento e pesar mais de 5 toneladas, "pouco" perto dos 16 metros e incríveis 40 toneladas que uma jubarte é capaz de atingir.

ROTA DAS BALEIAS

Vale lembrar que neste período do ano o litoral capixaba é rota dos gigantes do mar. As baleias saem das gélidas águas da Antártida e passem pela costa do Espírito Santo, onde dão um show à parte. O destino delas é a região de Abrolhos, compreendida entre o Norte do Estado e o Sul da Bahia, onde se reproduzem nas águas mornas e calmas. O berçário é uma área protegida e fundamental para a manutenção da espécie.

A temporada das baleias ocorre neste período do ano. A passagem delas por aqui ocorre entre os meses de junho e novembro, e tem grande potencial turístico, visto que é possível navegar até a região onde elas são avistadas e encantam com saltos cinematográficos.

Para ter essa experiência única, porém, é preciso procurar por empresas que ofereçam este pacote e contem com guias treinados. Além disso, é preciso respeitar os limites de aproximação entre barco e animal, além de outras recomendações.

Este vídeo pode te interessar

Para quem tem interesse em ver as baleias no Espírito Santo na temporada 2021, basta entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo site www.queroverbaleia.com.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais