> >
Escolas entram no Sambão para disputar vaga na elite do Carnaval de Vitória

Escolas entram no Sambão para disputar vaga na elite do Carnaval de Vitória

Agremiações do grupo A desfilam na noite desta sexta-feira (8) tentando acesso para o grupo especial em 2023. Veja o que elas prometem levar para a avenida

Publicado em 8 de abril de 2022 às 20:00- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura

Carnaval de Vitória entra na segunda noite nesta sexta-feira (8). Após a apresentação das escolas de samba do grupo B na quinta (7), entram no Sambão do Povo nesta sexta, a partir das 22 horas, as sete escolas do grupo A, que vão disputar uma vaga na elite do carnaval capixaba em 2023. 

Algumas agremiações que estão no grupo A neste ano já fizeram parte do grupo especial do Carnaval de Vitória e querem voltar para lá. Porém quem está dando os primeiros passos no Sambão também espera fazer um grande espetáculo para garantir o título e, assim, entrar em um novo patamar na disputa.

Desfile deste ano garantiu o retorno da Independentes de São Torquato ao Grupo Especial
Independentes de São Torquato quer repetir o sucesso de 2019, quando estava no grupo A e seu desfile garantiu o retorno para o especial. (Fernando Madeira)

Nesta sexta-feira, a abertura ficará por conta da Independentes de São Torquato, escola de Vila Velha que desceu para o grupo de acesso após o desfile de 2020 e quer voltar para o especial. Com o enredo "Atlântida: Lendas ou mistérios. Será?", a agremiação propõe voar nas asas da imaginação, uma vez que, de todas as lendas sobre civilizações perdidas, esta parece ser a que mais desperta curiosidade. E é sobre esse universo que a vermelho e branco vai cantar no Sambão. 

O diretor Jonas Schinneider conta que a escola está praticamente toda pronta; os carros alegóricos já serão levados para a avenida nesta quinta-feira. Sem poder revelar muitos detalhes, ele diz que uma das alegorias terá uma tartaruga gigante, de cerca de 7 metros. "Além disso, nosso samba vai levantar a avenida", assegura. 

A Chega Mais vem logo depois, com um enredo que já é de domínio público "Eu quero botar meu bloco na rua". Escola que reúne as comunidades do Quadro, Cabral e Santa Tereza, em Vitória, usa como referência a música do capixaba Sérgio Sampaio, que em 2022 celebra 50 anos de seu lançamento, e aproveita para retratar o carnaval no país, do samba ao frevo, passando pela marchinha e todas as outras referências nacionais da folia. 

Já virando a madrugada, Chegou o que Faltava vai ditar o ritmo do Sambão.  A escola da comunidade de Goiabeiras, também em Vitória, traz o enredo "Chegou a realeza dos campos dourados que alimentam a história. Sustento de vida" para falar do milho, alimento de relevância econômica e social. 

Rafael Cavalieri, presidente da agremiação, afirma que os carros alegóricos também já serão levados nesta quinta para o Sambão e ressalta que a escola vai apresentar um carnaval muito bonito. 

Chegou o Que Faltava mira na sorte ao colocar patuás, figas e trevos no seu samba
Chegou o Que Faltava vai levar a comunidade de Goiabeiras para o Sambão. (Rodrigo Gavini)

"Estamos muito esperançosos, animados. O crescimento da escola nos últimos anos é motivo de orgulho. Mas este é um momento de superação para todos. Passamos dois anos fazendo projetos sociais, envolvendo a comunidade e, graças a Deus, à vacinação e aos profissionais de saúde, teremos esta retomada. No desfile, vamos comemorar a vida. Vai ser lindo!", ressalta o presidente, acrescentando que seis ônibus lotados com moradores de Goiabeiras vão ser levados pra avenida. 

Um dos destaques na apresentação da escola será uma sanfona para embalar o samba com uma pegada de forró. O instrumento, segundo Cavalieri, será pela primeira vez usado em um desfile no Sambão. Além disso, o promotor de eventos David Brazil será muso da agremiação. "O público pode ter certeza que vamos fazer um desfile maravilhoso, respeitando as coirmãs, mas abalando o Sambão. Vamos chegar com tudo para disputar o título e ir para o grupo especial."

Na sequência, a Mocidade da Praia vai apresentar "Solis: o alvorecer da humanidade", um enredo cuja proposta é falar do sol e, mais que isso, fazer um paralelo com a vida cotidiana, pois a cada amanhecer as pessoas podem reescrever os capítulos da própria história. O tema, na avaliação do presidente Luciano de Paula, é bastante contemporâneo. 

O dirigente assegura que a escola da região da Praia do Canto, em Vitória, vai levar muitas surpresas para a avenida, começando pela comissão de frente que, segundo ele, terá uma coreografia para chamar bastante a atenção. 

"A Mocidade é uma escola de gente feliz que conta com o apoio do Sambão. Esperamos surpreender de forma positiva todos que vão prestigiar o Carnaval de Vitória", destaca Luciano. 

Tradicional nos desfiles do Sambão, a Rosas de Ouro, de Serra Dourada III, na Serra, vai apresentar o enredo "Gênesis - momentos da criação". A bíblia será o fio condutor dessa história, tratando ainda da evolução da humanidade e da civilização. 

"Abayomi" é o enredo da Pega no Samba, escola da comunidade de Consolação, em Vitória, que está na disputa para voltar ao grupo especial. O nome é uma referência a uma boneca, que surgiu do movimento negro no Rio de Janeiro na década de 1980, e carrega a perspectiva da criadora, uma mulher preta, fazendo uma analogia às suas raízes. 

Lorena De Bona, diretora de carnaval da agremiação, diz que a segunda alegoria vai levar para a avenida a maior surpresa, com uma homenagem a dois artistas capixabas. "Com muita dificuldade, mas com muita garra e alegria, vamos voltar com a maior manifestação cultural do mundo. A locomotiva da Consolação vai contar uma linda história na avenida. Somos resistência, o carnaval resiste!"

Para finalizar o desfile que começa na sexta, mas termina já na manhã de sábado (9), a Império de Fátima vai cantar "Uma índia, um negro, diferentes crenças, costumes e rituais: um conto tupi yorubá." A narrativa apresenta um conto de amor entre um quilombola e uma indígena.

Originada no Bairro de Fátima, a escola é a mais jovem a desfilar. Foi fundada há menos de 10 anos, em março de 2013, e já no primeiro desfile competitivo no Sambão, em 2018, foi a campeã do grupo B e pôde subir um degrau no rol de escolas que disputam o Carnaval de Vitória. Em 2019 teve problemas técnicos e desceu, mas no ano seguinte ficou em primeiro lugar novamente e ganhou o direito de voltar ao grupo A, onde agora disputa a chance de subir para o especial. 

Hélder Ludovico, fundador e um dos diretores da Império de Fátima, conta que, devido ao longo translado da Serra até o Sambão com os carros alegóricos, os últimos retoques são feitos antes de a escola entrar na avenida. Mas ele garante que as alegorias estão muito bonitas e vão surpreender, inclusive por suas dimensões que, segundo afirma, estão próximas do que costuma ser apresentado pelas agremiações do grupo especial. 

Para as alas de chão, as fantasias coloridas e com bastante adereço também se destacam, afirma Hélder, mais conhecido como Gugu na comunidade carnavalesca. "Estamos com muita expectativa de levar nossa alegria, da comunidade e de todos os munícipes da Serra. Mostrar nosso trabalho e a cultura popular brasileira que é o samba", finaliza. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais