> >
ES vai vacinar adolescentes com comorbidades nos próximos dias

ES vai vacinar adolescentes com comorbidades nos próximos dias

A afirmação foi feita feito pelo governador Renato Casagrande, em entrevista à TV Gazeta, na manhã desta quinta-feira (19)

Publicado em 19 de agosto de 2021 às 08:43- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Governador Renato Casagrande em entrevista nesta quinta-feira (19)
Governador Renato Casagrande em entrevista nesta quinta-feira (19). (Reprodução / TV Gazeta)

O governador Renato Casagrande informou que o Espírito Santo iniciará a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos nos próximos dias. Em entrevista à TV Gazeta, o governador afirmou que a imunização começa para as pessoas com comorbidade desta faixa etária assim que for concluída a aplicação no grupo com mais de 18 anos.

“A gente concluindo a etapa das pessoas com mais de 18, vamos começar as pessoas de 12 até 17. A vacina que vamos usar para este público é a Pfizer. É a que está autorizada e a que estamos recebendo com certa normalidade. Para esse grupo, vamos começar com as pessoas com comorbidade, de 12 a 17 anos. Neste momento, será a vacina da Pfizer e nos próximos dias daremos início”, disse.

Além disso, o governador afirmou que a vacinação não será interrompida no Espírito Santo. Mesmo que o grupo acima de 18 anos seja completamente vacinado, a imunização vai continuar de acordo com as decisões da equipe técnica e do Ministério da Saúde.

“É um trabalho que vai ter sequência. Não vamos parar a vacinação quando chegar a vacinar todo mundo acima de 18 anos, vamos dar sequência nessa vacinação. Seja do Ministério da Saúde ou de vacinas que comprarmos”, explicou.

TERCEIRA DOSE

Além disso, o governador sinalizou positivamente o início da aplicação da terceira dose para as pessoas do grupo de risco. Segundo Casagrande, o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar mais vacinas e que serão utilizadas para uma dose extra em pessoas mais vulneráveis à doença.

“O Ministério da Saúde disse que vai disponibilizar vacina para as pessoas do grupo de risco, especialmente as com mais de 80 anos. Mas, tendo vacina, vamos aplicar a terceira dose em todas as pessoas do grupo de risco. É um processo sequencial agora. Concluindo a etapa das pessoas com mais de 18, vamos começar as pessoas de 12 até 17 e, chegando a vacina, vamos começar a terceira dose nas pessoas do grupo de risco”, completou.

O QUE DIZ A SESA

Procurada para mais esclarecimentos sobre quais comorbidades serão contempladas nesta vacinação anunciada pelo governador e quando ela terá início, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) respondeu, por nota. Informou que este grupo foi incluído como prioritário na vacinação contra a Covid-19 no dia 9 de julho de 2021, por meio da Resolução N° 116/2021 (confira o documento abaixo na íntegra).

Além disso, disse que o início da vacinação dos grupos prioritários ocorre de acordo com a disponibilidade de doses. "Está previsto, como anunciado pelo governador Renato Casagrande, o início da vacinação deste novo grupo que será divulgado em breve, assim como a operacionalização", completou. 

Sobre as comorbidades, informou que elas seguem as já definidas pelo Plano Nacional de Imunizações para a vacinação contra a Covid-19 (em anexo também na resolução abaixo), e que tem realizado, junto aos municípios, o levantamento do número de adolescentes que serão contemplados para o envio de doses.

Sobre adolescentes já vacinados anteriormente, afirmou que "no Espírito Santo os adolescentes de 15 anos ou mais, com fibrose cística, já foram imunizados como grupo prioritário". 

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Resolução N° 116/2021 - Grupos prioritários de vacina contra a Covid

Documento do dia 09 de julho de 2021 definiu a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos de idade com comorbidades, deficiência permanente, gestantes ou puérperas como público prioritário à vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo.

Tamanho de arquivo: 3mb

Errata Atualização
20 de agosto de 2021 às 10:56

Após a publicação da reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou nota e a Resolução N° 116/2021, que engloba a vacinação de adolescentes. Disse ainda que no Espírito Santo os adolescentes de 15 anos ou mais, com fibrose cística, já foram imunizados como grupo prioritário. O texto foi atualizado. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais