Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Vítimas do coronavírus

Entenda por que em bairros do ES a taxa de letalidade por Covid é de 100%

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem nova forma de apresentar dados sobre óbitos;  ranking revela proporção de mortes entre os casos confirmados

Publicado em 03 de Fevereiro de 2021 às 12:31

Publicado em 

03 fev 2021 às 12:31
Cariacica - ES - Covas abertas para enterrar vítimas da covid-19 no cemitério Jardim da Saudade em Nova Rosa da Penha.
Covas abertas para enterrar vítimas da Covid-19 no cemitério Jardim da Saudade em Nova Rosa da Penha, Cariacica Crédito: Vitor Jubini
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem uma nova forma de apresentação dos dados sobre a letalidade da Covid-19 nos bairros e, em 21 localidades,  a taxa chega a 100%. O indicador impacta, mas pode estar relacionado ao baixo número de testes  para detectar o total de infectados pelo coronavírus nesses lugares que não evoluem a óbito. 
A taxa de letalidade é o resultado do número de mortes em relação aos casos confirmados da doença. Portanto, se a testagem da população de determinada região é baixa, a proporção de óbitos em comparação aos contaminados daquele território é mais elevada.
A taxa de letalidade do Espírito Santo é de 2%, mas boa parte dos bairros tem apresentado índice superior ao indicador estadual, o que sinaliza menor capacidade de observação dos casos para a Covid-19 nesses locais, segundo o secretário Nésio Fernandes. Essa avaliação refere-se especialmente a bairros médios e grandes.
No ranking preparado por A Gazeta, foram relacionados 50 bairros com os maiores índices de letalidade. Alguns deles, como Roças Velhas, em Cariacica, e Água Preta, em Conceição da Barra, alcançaram uma taxa de 100%, ou seja, entre os casos que as prefeituras confirmaram de Covid-19 nesses locais, todos morreram. 
Embora longe do "top 50", a maioria dos bairros da Grande Vitória não está em situação muito confortável porque a taxa de letalidade mostra-se acima dos 2% do Estado. Aeroporto, na Capital, chegou a 16,7% e, na Serra, o indicador mais alto foi em Campinho da Serra II, com taxa de 6,1%. Vila Velha e Cariacica têm bairros relacionados  no ranking das taxas mais altas. 
Além da divulgação dos índices por bairros, até o final de fevereiro a Sesa deverá organizar os dados de letalidade por unidades de saúde de referência. A ideia, explica Nésio Fernandes, é que as equipes da atenção básica consigam identificar os casos de seu território realizando a busca ativa, ampliando a testagem, fazendo isolamento e monitoramento dos confirmados. 
Para o secretário, agora que os trabalhadores de saúde estão sendo vacinados contra a doença, a atuação nos bairros deverá se tornar mais efetiva, intensificando as visitas domiciliares. "A ideia é desenvolver novas estratégias de enfrentamento à pandemia, atualizar em relação ao que foi feito no ano passado. No atual contexto, não conseguimos enfrentar da mesma maneira. E os agentes de saúde dos municípios vão assumir um protagonismo agora neste trabalho no território", sustenta Nésio Fernandes. 

NÚMEROS ABSOLUTOS

Os números absolutos de mortes revelam outro ranking, em que a Praia da Costa, em Vila Velha, e Jardim Camburi, em Vitória, aparecem nas primeiras colocações, com 76 e 59 óbitos respectivamente, conforme levantamento desde o início da pandemia. A taxa de letalidade dos dois bairros, entretanto, está abaixo do indicador estadual, marcando 1,7% e 1,2%, e atestando que a quantidade de mortes é menor no comparativo com os casos confirmados. 
Os dados foram apurados no Painel Covid-19, ferramenta do governo do Estado com atualização diária sobre a doença no Espírito Santo, nesta terça-feira (2). 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Um mês de aluguel no ingresso, R$ 80 por uma cerveja: quanto torcedores estão pagando para estar na Copa
Operação “Cinturão Sul” cumpre mais de 40 mandados na Região Sul do ES
Megaoperação da Polícia Civil mira criminosos em 19 cidades do Sul do ES
O senador Jaques Wagner (PT-BA) atua como líder do governo Lula no Senado
Caso Master: PF cumpre buscas contra Jaques Wagner, líder do governo no Senado

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados