> >
De rastreador a cadeado: veja funções pouco conhecidas do Bluetooth

De rastreador a cadeado: veja funções pouco conhecidas do Bluetooth

Segundo especialista em tecnologia, recurso é muito utilizado para conexões entre aparelhos, mas pode ter outras utilidades, como ligar e desligar lâmpadas

Publicado em 28 de outubro de 2021 às 15:21

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

Um recurso antigo, bastante usado no cotidiano, mas ainda subestimado: assim pode ser definido o Bluetooth. O formato de conexão sem fio, que não é recente, facilita o compartilhamento de informações. Mas não para por aí. A ferramenta pode ser utilizada de outras formas, muitas desconhecidas pela maioria das pessoas.

O especialista em tecnologia Gilberto Sudré chama atenção para a utilidade do Bluetooth e destaca a presença do recurso no dia a dia das pessoas. Ele lembra que a ferramenta é normalmente usada para criar uma conexão entre diferentes aparelhos, como celulares, tablets e computadores.

Aspas de citação

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance. Normalmente, tem um alcance de dez metros de distância. É útil e consome pouco de bateria

Gilberto Sudré
Especialista em tecnologia e comentarista da CBN Vitória
Aspas de citação

Em entrevista à jornalista Patrícia Vallim, da CBN Vitória, o comentarista do quadro CBN e a Tecnologia enfatiza que, além da conexão entre equipamentos eletrônicos, o Bluetooth pode, por exemplo, abrir cadeados. Confira a entrevista na íntegra e algumas utilidades da ferramenta, listadas pelo especialista.

Entrevista de Gilberto CBN e a Tecnologia - Descubra funções úteis e pouco conhecidas do Bluetooth

VEJA ALGUMAS UTILIDADES DO BLUETOOTH:

  • Homem em celular e laptop

    01

    COMPARTILHAMENTO DE INTERNET

    A ferramenta é útil para compartilhar a internet, normalmente o 4G, do celular para outros aparelhos. "Basta ligar o 4G e acionar o compartilhamento. Assim é feita a conexão. Um uso bem interessante caso você esteja sem internet no segundo aparelho", comenta Sudré. O recurso pode ser encontrado com o nome de "roteador" ou "acesso pessoal".

  • Celular na mão

    02

    RASTREAMENTO DE DISPOSITIVO

    "Tanto a Apple quanto a Samsung têm uma pequena etiqueta que você pode colocar em itens da casa, como controle da televisão e chave de casa", afirma. O especialista explica que é como uma tag, uma espécie de adesivo que pode ser rastreado. "Basta ter a tag e o aplicativo instalado, o que pode ajudar na localização dos equipamentos dentro de casa, por exemplo", completa.

  • Teclado; internet; segurança; aparelho; eletrônico

    03

    CADEADO SEM CHAVE

    Uma função pouco conhecida do Bluetooth é a garantia de abrir e fechar cadeados sem chave. Segundo o especialista, basta ligar o Bluetooth e inserir o código escolhido. É por meio dele que o cadeado será aberto ou fechado. "É mais tecnológico, já que você não precisa carregar chave", comenta.

  • Teclado; internet; segurança; aparelho; eletrônico

    04

    TECLADO SEM FIO

    Além da conexão para escutar músicas, o pareamento pode ser feito para facilitar o trabalho. Mouse e teclado existem na opção sem fio. "O teclado pode ser conectado ao telefone ou tablet. Ao invés de digitar na tela, naquele espaço pequeno, você pode adicionar um teclado", explica.

  • Conta de energia pode ficar mais cara no ES

    05

    LIGAR LÂMPADAS

    "Algumas lâmpadas inteligentes podem ser ligadas ou desligadas pelo Bluetooth. Ainda dá pra mudar a cor e a intensidade da luz. Tudo pelo pareamento com o celular", diz o especialista em tecnologia. A função está normalmente ligada a algum aplicativo, como em outras conexões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais