> >
Covid-19: escolas de Vitória vão passar por obras para receber alunos

Covid-19: escolas de Vitória vão passar por obras para receber alunos

A data de retomada das aulas na rede pública ainda não está definida, mas pequenas adaptações – como a instalação de pias para que os alunos façam a higienização das mãos – serão realizadas em algumas instituições de ensino nas próximas semanas

Publicado em 16 de setembro de 2020 às 18:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
aula -aluno - ensino - distancia - escola - curso
Peças ilustrativas educativas serão fixadas nas paredes e até nos pisos para reforçar as orientações . (Freepik)

Embora ainda não tenha data marcada para a retomada das aulas presenciais no ensino infantil e fundamental do Espírito Santo, suspensas desde março como medida para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Secretária Municipal de Educação de Vitória (Seme) divulgou no Diário Oficial de Vitória que as escolas serão adaptadas para esse retorno. De acordo com a secretária Adriana Sperandio, pequenas obras e adaptações serão realizadas em algumas instituições de ensino nas próximas semanas.

A portaria foi assinada no último dia 10 e dispõe sobre o repasse de recursos financeiros especiais aos Conselhos de Escola vinculados às unidades de ensino da rede pública municipal de Vitória para subsidiar despesas com as adequações necessárias no espaço escolar, indicadas como medidas administrativas de segurança sanitária em virtude dos impactos decorrentes da pandemia.

Procurada, a secretária de educação Adriana Sperandio afirmou que as adaptações são fundamentais e necessárias para a segurança dos funcionários escolares e dos próprios estudantes. Ela completou que, para essas mudanças, foi criado um grupo com 35 pessoas – incluindo diretores de escolas – para produzir um protocolo educacional básico com orientações sobre a dinâmica do retorno das aulas presenciais.

"Fizemos um documento – que passou por sugestões das unidades escolares – e isso é encaminhado ao Conselho Municipal de Educação de Vitória. Paralelo a isso, trabalhamos para termos os itens de segurança estabelecidos pelos protocolos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As licitações começaram em maio e agora estamos concluindo as aquisições dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), que incluem máscaras para todos, protetores de rosto (face-shield) para os profissionais, além de jalecos e álcool em gel em estrutura de pedal", conta.

Adriana Sperandio completa que a secretaria está adquirindo peças ilustrativas educativas para serem fixadas nas paredes, nos banheiros e até nos pisos das unidades de ensino. A ideia é reforçar as orientações sobre a importância do distanciamento social, higienização e uso de máscaras, por exemplo, de forma didática. 

ESCOLAS PASSARÃO POR PEQUENAS REFORMAS

A secretária afirmou ainda que os recursos financeiros especiais foram repassados aos conselhos das escolas para que fossem realizadas algumas adequações no ambiente escolar. Em alguns colégios, por exemplo, serão necessárias pequenas obras para instalação de pias, onde os alunos poderão higienizar as mãos.

"Algumas escolas precisam acrescentar lavatórios e adequar o bebedouro para os que contém guincho de torneira, vinculados a adequação do ambiente físico para garantir segurança. Esses recursos foram passados na última semana e enviamos para as escolas, que nesse momento estão fazendo cotações para executar as pequenas obras", explica.

Ela finalizou informando que durante as aulas remotas a secretaria encaminhou recursos para compra de celulares, com o objetivo de facilitar a comunicação entre professores e alunos e facilitar as atividades enquanto as aulas não voltam a ser presenciais. 

OUTRAS MEDIDAS PREVISTAS NA PORTARIA

  • Aquisições de materiais de higiene e limpeza, como lixeiras de pedal para banheiros e refeitório;
  • Contratação de serviços de terceiros para as adequações físicas necessárias ao atendimento das medidas administrativas de segurança sanitária, como a instalação de pias, dispositivos pequenos de parede de sabonete líquido e álcool gel, troca/adequação de torneiras de pias e bebedouros, entre outros;
  • Contratação de serviços de manutenção de equipamentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, entre outros;
  • Contratação de serviço de impressão de materiais pedagógicos elaborados pela Unidade de Ensino, a exemplo de Cadernos de Atividades, entre outros;
  • Aquisição, excepcional, de chips de telefonia móvel e/ou de dispositivo externo que possibilite a ampliação do acesso à rede de internet, dentro do limite de gasto autorizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), para uso exclusivo da Equipe Técnica ter contato com estudantes e responsáveis.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais