Covid-19: Casagrande faz novo pronunciamento sobre a pandemia no ES

Governador do Espírito Santo anunciou mudanças na matriz de risco de transmissão da Covid-19 e na realização de eventos

Vitória
Publicado em 06/10/2021 às 17h51

18:26

Fim da transmissão

Ao encerrar o pronunciamento, o governador relembrou sobre o fim do rodízio nas escolas estaduais. "Agora no dia 11 de outubro retornamos com as aulas com certa normalidade, mantendo uso de máscaras. Continua sendo recomendação e orientação nossa. Use máscaras, é fundamental. O retorno será com toda a cautela, vamos recuperar o tempo perdido na área da Educação. Um abraço!"


18:24

Mudanças para cidades em risco baixo, da cor verde

"A partir do dia 8 de novembro, os municípios que forem classificados em risco baixo, a ocupação para eventos em locais fechados poderá ser de, no máximo, 50% da capacidade, sendo no limite 1.200 pessoas, com todas vacinadas. O limite hoje é de 600 pessoas, então estamos avançando desde que não passe da ocupação de 50%. Se o cerimonial comportar 2.500 pessoas, pode colocar até 1.250 pessoas. Em risco muito baixo, a ocupação será permitida em sua totalidade, conforme a capacidade liberada pelo Corpo de Bombeiros".


18:19

As microrregiões do ES da nova Matriz de Risco contra a Covid-19

As microrregiões são: Caparaó, Central Sul, Centro-Oeste, Rio Doce, Central Serrana, Litoral Sul, Metropolitana, Nordeste, Noroeste e Sudoeste-Serrana. Microrregião Sudoeste-Serrana pode ser a primeira a ser classificada no risco muito baixo se atingir as metas exigidas pelo governo do Estado.

Mapa das microrregiões para o novo mapa de risco da Covid-19
Mapa das microrregiões para o novo mapa de risco da Covid-19. Crédito: Governo do ES

18:18

Como região pode alcançar o risco muito baixo? Casagrande explica

"Para uma região alcançar o risco muito baixo, 80% da população acima dos 18 anos precisa estar vacina com as duas doses. 90% da população dos adolescentes  de 12 a 17 anos precisa ter a primeira dose. 90% dos idosos precisam estar vacinados com a terceira dose. Quando migrar para risco muito baixo, ela não volta mais para os outros riscos. Ela vai permanecer permanentemente no risco muito baixo. A não ser que venha uma outra crise. Para os municípios migrarem para o risco muito baixo, além dos percentuais, precisam ter pontos de testagem livres. Unidade de Saúde, Pronto-Socorro, algum local que o município organize. Isso terá vigência a partir de 8 de novembro".


18:12

Nova classificação de risco muito baixo será representada pela cor azul

"A nova Matriz de Risco mantém o que temos hoje, levando em consideração a ocupação de leitos, óbitos, testagem e indicadores para formar o grau de risco do município. Classificamos como municípios de risco baixo, moderado, alto ou extremo. No risco extremo, foram as medidas mais fortes de restrição mais ampla de atividades econômicas e sociais. Tomamos decisões há alguns meses, foi fundamental para interromper o crescimento da pandemia e poder atender todo mundo. Acrescentamos agora uma outra classificação de risco: é o risco muito baixo. Essa outra classificação, estamos identificando com a cor azul. Esse risco muito baixo é um risco não por município, mas por região. O Estado tem 10 microrregiões administrativas. Se essa região alcançar a classificação de risco muito baixo, entra em uma nova fase de gestão da pandemia".


18:10

"Estratégia é vacinar, testar e usar máscara", diz Casagrande

"Agora o fundamental é vacinar, testar a usar máscara. O Espírito Santo foi o primeiro do Brasil a comprar vacinas com recursos próprios. É o primeiro Estado a receber vacinas fora as que são enviadas pelo Ministério da Saúde. Temos vacina para todos hoje, acima dos 12 anos. Nossa estratégia é vacinar, testar e usar máscara. E continuar com nossos cuidados de higiene, evitar locais fechados. Isso é fundamental"


18:07

Nova Matriz de Risco será anunciada ainda hoje; acompanhe

"Olá, gente. Precisamos anunciar medidas hoje e gostaríamos de ter, para o setor do evento, previsibilidade. As medidas que vamos tomar hoje com relação aos eventos terá vigência a partir do dia 8 de novembro. A outra razão é com relação a meta de vacinação. Parte do que vamos anunciar, que é a nova Matriz de Risco, acrescenta o risco muito baixo. Vai depender da meta de vacinação".


18:05

Em atraso...

Marcado para começar às 18h, o pronunciamento ainda não teve início.


17:57

ES passa a adotar o risco muito baixo no Mapa de Risco

O governador Renato Casagrande deve anunciar a fase azul com risco muito baixo para algumas cidades no novo Mapa de Risco da Covid-19. A vacinação passa a ser considerada o principal fator. Informação foi confirmada por fontes do Governo do Estado ao site A Gazeta


17:50

Em instantes...

Pronunciamento do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, está marcado para começar às 18h. Na ocasião, ele vai falar sobre o combate à pandemia no Estado capixaba. Acompanhe em A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.