Covid-19: Casagrande faz novo pronunciamento e mostra mapa de risco

Governador comentou sobre o atual cenário da pandemia nesta sexta-feira (27); veja quais foram os principais pontos abordados por ele

Vitória
Publicado em 27/11/2020 às 17h49
Atualizado em 27/11/2020 às 18h11

18:06

Término do pronunciamento

Depois de um pronunciamento de aproximadamente 15 minutos, o governador Renato Casagrande terminou a transmissão desta sexta-feira (27). "Desejo um bom final de semana a todos e um bom voto nas eleições de domingo, aqui na Região Metropolitana", concluiu.


18:05

Colaboração para manter comércio aberto no fim de ano

"Especialmente no final do ano, todo mundo tem que ter o comércio aberto para gerar emprego e renda. Todo mundo quer isso, nós queremos isso. Mas isso só é possível se todos colaborarem. Se isso acontecer, conseguimos manter as atividades sociais e econômicas funcionando", diz o governador.


18:04

Taxa de transmissão do ES: 1,16

"Nosso pedido é muito veemente para tomar todos os cuidados e ver se conseguimos reduzir o contágio. Nós fechamos a semana, há 14 dias, novamente, com a taxa de transmissão acima de 1. No interior está 1,3; e na Grande Vitória está 1,02. Mas ainda é um RT acima de 1 no Estado: 1,16. Então, estamos crescendo o número de pessoas contagiadas", detalha Casagrande.


18:02

Governador: "vamos tentar não suspender cirurgias eletivas"

"Essa semana abrimos 91 leitos: 40 de UTI e 51 de enfermaria. Estamos nos preparando para que o Estado possa atender a todos. Mas quero fazer um alerta: estamos atendendo cirurgias eletivas, qualquer trauma, atropelados... No início da pandemia, estávamos com todo o sistema destinado aos casos de Covid-19. Agora não. Vamos tentar não suspender cirurgias eletivas", afirma Casagrande.


18:00

Suspeitos devem ficar isolados aguardando o resultado de teste

"Uma ajuda grande do município é isolar os casos com sintomas. Quem tem sintoma: faça o teste, mas, enquanto não receber o resultado, precisa ficar isolado. Esse acompanhamento é fundamental para barrar a transmissão do vírus. As outras medidas são as mesmas: da não aglomeração, da higiene e do uso das máscaras. Essa é a nossa orientação. Isso todo mundo pode fazer", diz o governador.


17:58

Governador alerta: "o moderado pode virar alto"

"Se nós não tomarmos os cuidados, o que é moderado pode virar risco alto e o mapa começar a ter pontos vermelhos. Aí as restrições começam a aumentar. É bom que todos nós ajudemos", pede Casagrande.


17:56

Bares e restaurantes até às 22h de segunda a sábado

"As restrições estão relacionadas a bares e restaurantes, que podem de segunda-feira a sábado até às 22h; e no domingo até às 16h. Porque são ambientes menos controlados, em relação a distanciamento e uso de máscaras. Eventos sociais e corporativos só até 300 pessoas, respeitando os protocolos já anunciados", explica Casagrande.


17:54

Novo mapa: 35 municípios em risco moderado

O novo mapa de risco do Espírito Santo vale a partir da próxima segunda-feira (30): serão 35 municípios em risco moderado. Até então, eram apenas cinco. Os demais 43 estão no risco baixo."O mapa começou a amarelar. Ele estava praticamente todo verde há 15 dias. Isso mostra que a pandemia está crescente", anuncia o governador.


17:53

Mais de 50% das UTIs potenciais ocupadas no ES

"Nos hospitais gerenciados pelo Governo do Estado chegamos a ter 280 pessoas internadas em UTI. Hoje já estamos com 367. Quase cem pessoas a mais. Isso fez com que nós passássemos dos 50% de ocupação dos leitos potenciais. Sempre que a gente passa desse nível a nossa matriz de risco muda, por causa da vulnerabilidade. Estamos com mais de 51%", adianta Casagrande.


17:52

"Estamos em uma segunda fase da onda", afirma Casagrande

"Praticamente todos os dias o número de casos identificados está sempre acima de 1.000. A média é de 1.100, nos últimos 14 dias. Quando você tem mais pessoas identificadas, você passa a ter mais pessoas internadas. Uma parte dessas pessoas precisa de atendimento hospitalar e, infelizmente, há um aumento no número de pessoas que perdem a vida. É o que temos assistido nas últimas semanas. Chegamos a ter a oito ou nove óbitos de média de 14 dias; agora estamos próximos de 15. Quase dobramos. Isso mostra que estamos tendo uma segunda fase da onda. Há uma nova pressão", alerta Casagrande.


17:50

Início do pronunciamento

Governador do Espírito SantoRenato Casagrande dá início ao pronunciamento desta sexta-feira (27), no qual apresentará o mapa de gestão de risco e possíveis mudanças nas medidas qualificadas de enfrentamento ao novo coronavírus no Estado. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.