> >
Coronavírus no ES: idoso de 92 anos se recupera após 18 dias internado

Coronavírus no ES: idoso de 92 anos se recupera após 18 dias internado

Morador do interior de Pancas, o senhor Paulino Vicente recebeu alta médica de um hospital particular em Colatina. Na saída da unidade de saúde, o paciente foi aplaudido pela equipe de profissionais

Publicado em 26 de maio de 2020 às 17:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

“Nós achamos que o meu pai não voltava mais, ele mesmo achou que não voltaria do hospital”, disse Lourdes Vicente. Mas após 18 dias internado, o senhor Paulino Vicente, de 92 anos, retornou para casa recuperado do novo coronavírus. Ele recebeu alta médica nesta segunda-feira (25), de um hospital particular em Colatina, e já está em sua residência, na zona rural de Pancas, também no Noroeste do Espírito Santo. Na saída da unidade de saúde, o paciente foi aplaudido pela equipe de profissionais.

A filha do idoso relatou que não sabe como o pai foi infectado pelo vírus, já que nenhum outro familiar testou positivo para a Covid-19. Mas ele começou a sentir sintomas compatíveis com a doença, como febre e falta de ar, e precisou ser encaminhado para o hospital em Colatina.

Aspas de citação

Nós não conseguimos visitar meu pai, para evitar qualquer tipo de contaminação. Foram dias de muita angústia aguardando a recuperação dele. Quando ele foi internado, nós achamos que o meu pai não voltava mais, ele mesmo achou que não voltaria do hospital

Lourdes Vicente
Filha do idoso
Aspas de citação

A filha relatou ainda que, apesar da idade, o Senhor Paulino é muito ativo. E a recuperação do idoso foi motivo de muito alívio para a família de 10 filhos, 14 netos e 8 bisnetos. O paciente segue em recuperação na sua casa acompanhado por um profissional da saúde.

Senhor Paulino, 92 anos, recuperado da Covid-19
Senhor Paulino, 92 anos, recuperado da Covid-19. (Acervo Pessoal )

Responsável pelo atendimento do paciente desde o início do tratamento, o Doutor Rafael Giuberti explicou que o idoso chegou no hospital apresentando um quadro grave e acometimento pulmonar.

“Ele foi internado no dia sete de maio com quadro de falta de ar, febre, calafrios, e grave comprometimento da oxigenação no sangue. Quando realizamos a tomografia ficou evidenciado o acometimento pulmonar,  típico padrão da forma grave da Covid-19, posteriormente confirmada pelo resultado do teste”, explicou o médico.

Segundo o médico, o idoso estava bem quando recebeu alta e, bem humorado, contou que já planeja um retorno às atividades agropecuárias.

Senhor Paulino, 92 anos, curado da Covid-19
Senhor Paulino, 92 anos, curado da Covid-19. (Acervo Pessoal)

“Acho que o aprendizado desse momento tão difícil é que temos que cuidar bem da nossa saúde e cuidarmos também uns dos outros”, finalizou o médico.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais