> >
Coronavírus no ES: Cachoeiro define novas regras para velórios

Coronavírus no ES: Cachoeiro define novas regras para velórios

Tempo máximo será de duas horas e com limite de cinco pessoas durante cerimônia e sepultamento

Publicado em 10 de maio de 2020 às 17:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cachoeiro define novas regras para velórios
Cachoeiro define novas regras para velórios. (Prefeitura de Cachoeiro/Divulgação)

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, divulgou novas medidas para a realização de velórios em toda a cidade durante a pandemia do novo coronavírus. As regras valem para cemitérios públicos ou privados.

A portaria com todas as definições será publicada no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (11), mas a prefeitura já adiantou que terá limite de horário e de público durante os velórios para o caso de pessoas não qualificadas, como suspeitos de Covid-19.

O número máximo de pessoas permitidas será cinco, podendo adotar o sistema de rodízio, e será obrigatório o uso de máscaras. O tempo da cerimônia será limitado a duas horas de duração e as pessoas devem obedecer ao distanciamento mínimo de 1,50m entre elas.

Ainda segundo a prefeitura, a recomendação é que as pessoas do grupo de risco, idosos, gestantes, crianças menores de 12 anos, portadores de comorbidades e quem tiver sintomas gripais, não participem e não entrem no local do velório.

Além disso, todos os espaços onde ocorrem velórios devem disponibilizar produtos para higienização das mãos como álcool 70% ou água e sabão. As urnas funerárias também deverão ser higienizadas com álcool líquido 70% antes de serem levadas para as cerimônias.

A portaria que será publicada nesta segunda-feira deverá ser fixada em todos os cemitérios e serviços funerários da cidade. A prefeitura já havia publicado em abril que os locais destinados a velórios deveriam estabelecer a distância de 1,50m entre as pessoas, manter ambiente ventilado, disponibilizar produtos de higienização pessoal, além de reduzir ao máximo o número de pessoas em um mesmo ambiente.

MORTE COM DIAGNÓSTICO DE COVID-19

Em casos de óbito de pessoas com diagnóstico de Covid-19, não há realização de cerimônia de velório. Apenas duas pessoas podem acompanhar o sepultamento e os serviços funerários deverão tomar todas as medidas de segurança.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais