> >
Coronavírus: desfile de 7 de Setembro é cancelado no ES

Coronavírus: desfile de 7 de Setembro é cancelado no ES

Para evitar aglomeração, uma pequena cerimônia com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vila Velha será realizada no 38º Batalhão de Infantaria do Exército

Publicado em 7 de agosto de 2020 às 15:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tropa do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, em Vila Velha, vai ajudar em cidades destruídas pelas chuvas no Sul do ES
Tropa do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, em Vila Velha, local onde haverá cerimônia simbólica. (Ricardo Medeiros)

A solenidade de 7 de Setembro, tradicionalmente conhecida pelos desfiles cívico-militares, foi cancelada este ano em razão da pandemia do novo coronavírus e dos protocolos que vêm sendo seguidos no Estado.

Para evitar aglomeração e manter o distanciamento social, a exemplo do que foi decidido em Brasília, ao invés de levar tropas e espectadores às ruas, uma pequena cerimônia com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vila Velha será realizada no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha, às 9h da manhã do dia da comemoração da Independência do Brasil.

De acordo com o secretário de Estado da Casa Militar, o coronel Aguiar, a decisão do Renato Casagrande é a mais sensata para o momento. "Infelizmente fomos assolados pela pandemia, que não sabemos quando vai terminar, e ela exige distanciamento. O 7 de Setembro causa aglomeração. Um exemplo disso foi o desfile do ano passado, que inclusive foi muito elogiado, na Avenida Beira-Mar, dividida nas frentes marítima, terrestre e aérea, com navio da Marinha e quatro aeronaves do Notaer", iniciou.

Aspas de citação

Esse ano nossa previsão até janeiro, era até trazer para o desfile terrestre um veículo blindado de transporte de tropa para abrilhantar ainda mais. Mas algumas medidas precisaram ser tomadas e o governador, em decisão sensata, disse que não teria como ter o desfile cívico. Mas, para não deixar de lado, faremos uma solenidade muito restrita, simbólica, no batalhão de infantaria, em Vila Velha, porque lá temos um pátio muito grande de frente para a baía de Vitória, muito arejado

Coronel Aguiar
Secretário de Estado da Casa Militar
Aspas de citação

A SOLENIDADE

A solenidade simbólica contará, segundo a autoridade, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e do município de Vila Velha. "O governador vai hastear a bandeira verde e amarela, a vice-governadora a do Estado e Max Filho a do município canela-verde. Além deles, estarão presentes apenas os comandantes militares, representados pelo comandante do 38º Batalhão, que é o anfitrião, o comandante da Capitania dos Portos, eu, que sou o secretário chefe da Casa Militar, o comandante da escola de aprendizes de marinheiros, o comandante geral da PM e do Corpo de Bombeiros", informou.

Segundo Aguiar, todos os cuidados serão tomados durante a cerimônia, momento em que todos estarão em uma distância de 2 metros de um para o outro e que serão prestadas continências. "Não teremos tropa formada e não vai ter banda de música do Exército. O que vai ser feito depois do hasteamento é a passagem de um helicóptero do Notaer com uma bandeira do Brasil, com continência ao governador, por volta das 9h10. Ele vai passar baixinho e o governador Casagrande estará lá embaixo, junto com os comandantes, todos com máscara e com distanciamento. Lembrando que isso vai acontecer por conta da pandemia, do respeito do governador aos protocolos, mas é uma data muito especial e não poderíamos deixar passar em branco", frisou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais