> >
Coronavírus: Cachoeiro é a primeira cidade polo a atingir risco baixo

Coronavírus: Cachoeiro é a primeira cidade polo a atingir risco baixo

Apesar da flexibilização das medidas de segurança, órgãos de saúde pública alertam que se orientações não forem seguidas, município pode retornar ao risco moderado e alto

Publicado em 12 de agosto de 2020 às 19:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Centro de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado
Centro de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. (Divulgação/ PMCI)

Cachoeiro de Itapemirim, maior município da Região do Sul do Estado, foi a primeira cidade polo a ter classificação de risco baixo para a propagação do novo coronavírus, segundo o mapa de risco divulgado pelo governo do Estado na última sexta-feira (7). Apesar da flexibilização das medidas de circulação de pessoas, órgãos de saúde pública alertam que se orientações não forem seguidas, município pode retornar ao risco moderado e alto. As novas medidas para o município passaram a valer nesta segunda-feira (10).

A classificação do mapa de risco leva em consideração diversos fatores, entre eles a ocupação dos leitos de UTI dos hospitais de referência no tratamento da doença de cada região. Para o superintendente regional de saúde, José Maria Justo, a queda na ocupação dos leitos no Sul do Estado foi um dos motivos da nova classificação.

“Ontem (terça-feira) fechamos com uma média de 63% de ocupação dos leitos de UTI. Ao longo do tempo, a gente vai lidando melhor com a doença. O comportamento da população faz com que a gente reduza a velocidade da infestação, ou seja, entra num platô que estabiliza a quantidade de pessoas infectadas e há diminuição da taxa de internação e, obviamente, de óbitos”, disse José Maria.

O gestor faz um alerta à população, que é preciso continuar com os cuidados para que o município não volte para o risco moderado ou risco alto da Covid. “É importante frisar que a mudança da classificação do município não pode significar o relaxamento, porque esse relaxamento social das medidas de prevenção pode fazer com que aumente o número de infectados, de óbitos e migre no sentido inverso e seguindo em direção ao vermelho novamente”, revela Justo.

COMPORTAMENTO

O risco baixo de propagação do novo coronavírus deixou os moradores de Cachoeiro mais tranquilos. Desde a segunda-feira (10), quando começaram a valer as medidas do risco baixo, nas ruas, o movimento no comércio já era grande, mas muitos respeitam as recomendações de usar a máscara e mantém o distanciamento entre as pessoas.

“É um trabalho de muitas mãos, por parte do poder público, por parte da população que está cumprindo as orientações que são repassadas, pelo setor produtivo que tem que cumprindo o regramento imposto nos decretos”, comentou o coordenador do Sistema de Comando Operacional (SCO) para enfrentamento à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes.

O município, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), contabilizou na última atualização do Painel Covid, 4.084 confirmados e 119 mortos. O saldo de curados já soma 92% dos infectados. 

Com informações da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais