> >
Como será a volta às aulas nas universidades e faculdades particulares do ES

Como será a volta às aulas nas universidades e faculdades particulares do ES

Instituições estabeleceram protocolos para tentar garantir retorno seguro às atividades, mas nem todas adotarão exclusivamente o ensino presencial

Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 20:45

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Mesmo com a alta de casos da Covid-19 no Espírito Santo, grande parte das universidades e faculdades privadas da Grande Vitória mantém os planos de retomar as atividades de forma 100% presencial neste primeiro semestre de 2022. Contudo, serão mantidos os protocolos sanitários já adotados desde o começo da pandemia, como distanciamento e exigência do uso de máscaras.

“Entendemos que, apesar da alta nos casos de Covid nas últimas semanas, o retorno às atividades totalmente presenciais é imprescindível para a manutenção da qualidade no aprendizado de nossos alunos. Assim, nossas aulas nos cursos de pós-graduação já voltaram a ocorrer presencialmente e, a partir de 21 de fevereiro, as aulas de graduação iniciarão neste mesmo formato", informou o diretor executivo da Faculdade UCL, Paulo Vitor Bruno Onezorge.

Campus de Boa Vista da UVV
Campus de Boa Vista da UVV: universidade adiou retorno das aulas presenciais. (Divulgação/UVV)

A Universidade Vila Velha (UVV) também terá ensino presencial em 2022, mas decidiu adiar o retorno às salas de aula e só dará início às atividades na segunda semana de fevereiro. A instituição anunciou ainda que vai testar alunos e funcionários.

"Preocupada com o bem-estar da comunidade acadêmica e científica, a UVV, em parceria com Secretaria Estadual de Saúde (SESA), irá disponibilizar uma unidade de testagem rápida para detecção da Covid-19 a todos os alunos, professores e colaboradores, a partir da semana de volta às aulas, no Centro de Vivências, Campus Boa Vista."

Confira como será a volta às aulas nestas e em outras instituições:

UNIVERSIDADE VILA VELHA

  • As aulas de graduação serão retomadas em 8 de fevereiro. Já as aulas de pós-graduação iniciarão a partir do dia 15.
  • Previsão é de que as aulas aconteçam de forma presencial.
  • Universidade terá ponto de testagem rápida para detecção da Covid-19 disponível a todos os alunos e funcionários a partir da semana de volta às aulas, no Centro de Vivências, Campus Boa Vista.

ESTÁCIO DE SÁ

  • A previsão é de que as aulas sejam retomadas após a segunda quinzena de fevereiro, de forma presencial.
  • Caso haja exigência de comprovante de vacinação por parte dos órgãos reguladores, a faculdade Estácio cumprirá as determinações.
  • Protocolos já adotados desde o início da pandemia serão mantidos, como afastamento, uso do álcool e de máscaras nos ambientes da instituição.

FAESA

  • A volta às aulas será no dia 07 de fevereiro para os veteranos e no dia 21 para os alunos calouros. 
  • A instituição informou que está com seu protocolo de biossegurança atualizado e está preparada para receber seus alunos na modalidade presencial.

MULTIVIX

  • As aulas serão retomadas no dia 21 de fevereiro para veteranos e em 07 de março para calouros.
  • Para retorno 100% presencial, a faculdade está aguardando novas diretrizes dos governos Federal, Estadual e Municipal. Por enquanto, a definição é de retorno no modelo híbrido.
  • Ainda não há definições acerca da exigência de comprovante de vacinação.
  • A instituição manteve os protocolos sanitários que já vinham sendo aplicados, como aferição de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara, distanciamento social, entre outros.

UCL

  • As aulas nos cursos de pós-graduação já voltaram a ocorrer presencialmente e, a partir de 21 de fevereiro, as aulas de graduação iniciarão neste mesmo formato.
  • Ainda não há definições acerca da exigência de comprovante de vacinação.
  • "Desde o início da pandemia, adaptamos nossos espaços ao rígido protocolo sanitário a que estamos submetidos e, ainda que não sejamos obrigados a manter algumas regras, como as referentes à de circulação e ao distanciamento em áreas de convivência, mantivemos as orientações de segurança que aplicamos no auge da onda que nos afetou no ano passado.”

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais