Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

No Estado

Como está a ocupação dos leitos de UTI nos hospitais particulares do ES

Dos 741 leitos de UTI dos hospitais particulares do Estado, 63% estão ocupados por pacientes com diversas doenças, inclusive Covid-19

Publicado em 25 de Maio de 2020 às 21:06

Redação de A Gazeta

Publicado em 

25 mai 2020 às 21:06
Governador esteve com o secretário de Saúde na última quarta-feira (20), em visita ao Vila Velha hospital
Governador esteve com o secretário de Saúde na última quarta-feira (20), em visita ao Vila Velha Hospital Crédito: Hélio Filho/Secom
Durante a pandemia do novo coronavírus, que desafia o sistema de saúde em todo o país, os leitos hospitalares da  rede particular também sofreram com o impacto da alta demanda pelos pacientes. 
Segundo a  Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), dos 741 leitos de UTI dos hospitais particulares do Espírito Santo, 63% deles estão ocupados, atualmente, por pacientes com diversas doenças. 
Em números absolutos, trata-se de 466 unidades ocupadas, sendo que entre os internados, 46 deles são pessoas diagnosticadas com Covid-19 e outros 55 com suspeita da doença. Restam, ainda, 275 leitos disponíveis em todo o Espírito Santo.

COMPRA 

A compra de leitos privados tem sido o recurso usado pelo governo do Estado para tentar evitar que a rede pública fique superlotada.  Das 490 unidades de UTI que estão atendendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), 77,55% já estão ocupadas, segundo dados do Painel Covid-19, atualizado na tarde desta segunda-feira (25).
"Comparando com outros estados brasileiros, conseguimos fazer uma rede de saúde robusta que tem conseguido equilibrar a  demanda do SUS e da rede privada. Uma das premissas para expansão de leitos era não afetar a rede privada", comentou Nésio Fernandes, secretário Estadual de Saúde, durante pronunciamento na tarde desta segunda.
O secretário disse que a rede privada possui uma capacidade de compra de insumos  mais célere devido ao próprio mercado fornecedor. 

 HOSPITAIS PARTICULARES

Os setes hospitais que pertencem à Rede Meridional somam, hoje, 249 leitos de UTI no Espírito Santo, entre leitos de UTI adulto e infantil. Deste total, 89 leitos foram destinados para pacientes com Covid-19. Na unidade de internação, a Rede possui 373 leitos de enfermaria, sendo 75 preparados para os pacientes com Covid e com possibilidade de readequação, de acordo com a demanda.
A Unimed Vitória informou que está ampliando a oferta de leitos em UTI e a destinação de área e equipe assistencial específicas para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A empresa, porém, não repassou o número de vagas disponíveis, alegando que os dados são passados regularmente para a Secretaria Estadual de Saúde.
A reportagem também procurou as assessorias do Apart Hospital, na Serra,  assim como do Hospital Evangélicos e do Vila Velha Hospital, ambos em Vila Velha, mas não obteve retorno.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Editais e Avisos - 20/10/2026
Imagem de destaque
Projeto aprovado na Câmara proíbe postos de cobrar por calibragem de pneu em Cariacica
Temporal com granizo surpreende moradores de Ecoporanga
Chuva de granizo surpreende moradores da zona rural de Ecoporanga

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados